/

Douro Azul está a recrutar (e oferece salário mínimo acima de mil euros)

1

DouroAzul/Facebook

Viking Hemming e Viking Torgil, os dois novos navios do DouroAzul, chegam ao Porto.

A Douro Azul quer recrutar 200 trabalhadores para a época de 2020, comprometendo-se a pagar aos colaboradores dos seus navios um ordenado mínimo “sempre superior a mil euros”, como garante o fundador da empresa de cruzeiros fluviais, Mário Ferreira.

“O ano 2020 será marcado pelo compromisso de o ordenado mínimo a bordo de qualquer um dos nossos navios [em Portugal] ser sempre superior a mil euros, mais as gratificações que recebem a bordo dos clientes, o alojamento, a alimentação e o fardamento”, realça Mário Ferreira numa publicação divulgada no seu perfil do Facebook.

Em declarações à Lusa, o fundador da Douro Azul refere que, actualmente, os ordenados mais baixos entre os cerca de 500 trabalhadores da Douro Azul, em Portugal, situam-se em torno dos 730 euros.

Em reacção à notícia divulgada pelo Dinheiro Vivo, algumas pessoas queixam-se das condições de trabalho na empresa, como é o caso de uma utilizadora que assina Lara Santos. “Alerta, é para trabalhar muito mais de 8 horas dia, dormir a bordo, terem de estar sempre disponível para qualquer coisa”, escreve, notando que têm de ser “polivalentes”, “trabalhar de segunda a segunda, apenas com algumas horas de descanso”. “É bom para quem é solteiro ou casais sem filhos, de resto só quem estiver mesmo desesperado por dinheiro para sobreviver”, conclui.

Outro utilizador do site do Dinheiro Vivo que assina Amílcar Vicente questiona ” porque será que os empregados nos barcos da Douro Azul se despedem passado pouco tempo de trabalho”.

Por outro lado, em reacção à publicação de Mário Ferreira no Facebook, há quem elogie as condições de trabalho na Douro Azul, como é o caso das utilizadoras da rede social Sandra Isaura Vaz e Maria Rodrigues. A primeira diz que foi “a melhor empresa” onde trabalhou em Portugal, com colegas “top, “patrão cinco estrelas” e “condições simplesmente espectaculares”. Já a segunda diz que tem “saudades” de um “navio de sonho” e de uma “equipa fantástica”.

Mário Ferreira espera subida das vendas para 202 milhões de euros

Em 2019, o grupo Douro Azul registou uma facturação consolidada na ordem dos 152 milhões de euros. A meta para 2020, segundo Mário Ferreira, aponta para uma subida das vendas superior a 30%, para 202 milhões de euros, e um aumento do EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) de 18 milhões para 37 milhões de euros.

Já o peso da actividade em Portugal no negócio consolidado deverá recuar dos cerca de 30% do ano passado para “mais ou menos 25%” em 2020. “O investimento que estamos a fazer em termos de cruzeiros é a nível global”, refere o empresário à Lusa.

Segundo Mário Ferreira, no âmbito da iniciativa de recrutamento em curso, a Douro Azul vai realizar de quarta a sexta-feira um roadshow (apresentação) na região do Douro, nos municípios de Lamego (dia 8 de Janeiro), Peso da Régua (dia 9), Mesão Frio (dia 9) e Alijó (dia 10). De 16 a 18 de Janeiro, irá abrir as portas de um dos seus navios-hotel no que denomina como um open day para dar “a conhecer aos candidatos a realidade do dia-a-dia de trabalho a bordo”.

Os novos trabalhadores a recrutar deverão preferencialmente ter formação nas áreas de turismo, hotelaria e restauração, tendo a possibilidade de, no período em que a época de cruzeiros no Douro está encerrada (no período de Inverno), trabalhar nos navios que a empresa tem no estrangeiro.

A edição deste ano do open day de recrutamento da Douro Azul — sujeito a um número limitado de inscrições, a formalizar até dia 12 na plataforma de recrutamento da empresa — conta com um dia totalmente dedicado a alunos do sector do turismo, restauração e hotelaria, a 16 de Janeiro.

Com uma frota de 12 navios-hotel, a Douro Azul reclama a liderança no negócio de cruzeiros fluviais em Portugal, tendo sido eleita em 2019, pela quinta vez, como a “Empresa Líder em Cruzeiros Fluviais na Europa nos World Travel Awards”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Para este tipo de trabalho que tem de se trabalhar muito mais que 8 horas dia e sem descanso semanal os 1.000 € é muito pouco, mesmo tendo alojamento e alimentação – dará media de +/- 3,00 €hora !!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.