Dois tubarões brancos viajaram juntos milhares de quilómetros. Ninguém sabe porquê

Jekyll é um dos tubarões brancos rastreados pela equipa da OCEARCH

Numa observação marinha sem precedentes, dois jovens tubarões brancos, Simon e Jekyll, foram rastreados a percorrer juntos quase 6500 quilómetros juntos ao longo da costa leste dos EUA, desde o sudeste dos EUA até ao Canadá.

Tipicamente caracterizados como criaturas solitárias, esta dupla única de tubarões brancos tem intrigado e deixado os cientistas perplexos, conta o Science Alert.

Segundo Robert Hueter, proeminente especialista em tubarões da organização sem fins lucrativos OCEARCH, os tubarões brancos geralmente têm vidas solitárias e raramente viajam em pares.

Os dois tubarões tinham sido equipados com dispositivos de rastreamento ao largo da costa da Geórgia em dezembro. Nos meses seguintes, os seus percursos alinharam-se de forma surpreendente.

Os dispositivos de rastreamento, que localizam a sua posição quando os tubarões estão perto da superfície da água, revelaram a interessante jornada de Simon e Jekyll.

Embora geralmente seguissem rotas costeiras semelhantes, nem sempre estavam lado a lado. Em março, foram identificados próximo de Wilmington, na Carolina do Norte. Em maio, divergiram ligeiramente:  Simon aproximou-se de Long Island, Nova Iorque, enquanto Jekyll  foi rastreado perto de Nova Jersey.

No entanto, em julho, a dupla foi novamente localizada no mesmo local, perto de Nova Escócia, acabando por se aventurar até ao Golfo de São Lourenço.

O último sinal de Jekyll foi apanhado em julho, e Simon foi localizado pela última vez a 11 de agosto, perto de New Brunswick, Canadá.

OCEARCH

Rastreamento do tubarão branco Jekyll pela OCEARCH

Os cientistas ainda não compreendem totalmente o comportamento social dos tubarões, contou ao Washington Post. Mas os biólogos marinhos estão agora a investigar como estes predadores interagem entre si.

Segundo Hueter, uma equipa da OCEARCH recolheu amostras de tecido de ambos os tubarões, para determinar se são parentes.

À medida que os cientistas tentam entender os comportamentos sociais dos tubarões, pesquisas recentes sugerem que os tubarões brancos podem ocasionalmente formar parcerias, eventualmente para se entre-ajudarem na busca de alimentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.