Dois terços dos alemães não querem Nobel da Paz para Merkel

3

European Council / Flickr

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel

Quase dois terços de alemães consideram que a chanceler Angela Merkel, citada entre os favoritos para o Prémio Nobel da Paz, não deve receber este galardão, segundo uma sondagem publicada esta quinta-feira no jornal Handelsblatt.

Uma larga maioria (61%) julga que Angela Merkel não é uma “candidata apropriada” para receber este prémio, que será anunciado na sexta-feira, em Oslo, enquanto 34% tem opinião contrária, segundo a sondagem feita pelo instituto Forsa, realizada com uma amostra de cerca de mil pessoas.

Angela Merkel está a ser citada entre os favoritos para o Prémio Nobel da Paz pela sua mediação no conflito na Ucrânia e por ter aberto as portas do seu país aos migrantes, num momento em que a Europa está a ser confrontada com uma crise migratória significativa.

O diretor do Instituto de Investigação sobre a Paz de Oslo, Kristian Berg Harpviken, e um dos peritos mais ouvidos sobre o Nobel da Paz, também é umas das pessoas que prevê a vitória da líder alemã.

Em conferência de imprensa, o perito afirmou que “Angela Merkel terá o prémio Nobel da Paz”, uma vez que “a crise mundial dos refugiados (…) vai dominar a atenção do Comité Nobel Norueguês este ano”.

“Merkel foi a pessoa que assumiu a liderança” desta questão na Europa, acrescentou.

O posicionamento adotado pela chanceler levou a uma queda da sua popularidade na Alemanha, mesmo no seu próprio campo político, depois de 577 000 pedidos de asilo terem sido requeridos desde o início do ano e espera-se que cheguem a 800 mil ou um milhão até ao final de 2015.

“O facto de Merkel está a receber pouco apoio (dos alemães para o Prémio Nobel) deve ser explicado pela razão de muitos cidadãos e muitas pessoas (do seu partido) ver de forma crítica a sua posição sobre os refugiados”, indicou ainda o jornal alemão.

No ano passado, o Nobel da Paz foi atribuído à paquistanesa Malala Yousafzai e ao indiano Kailash Satyarthi.

ZAP / Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.