Dois séculos depois, os cientistas descobrem como nadava o plessiossauro

Heinrich Harder / Wikimedia

Representação de um par plessiossauros, "The Wonderful Paleo Art of Heinrich Harder", c.1920

Representação de um par plessiossauros, “The Wonderful Paleo Art of Heinrich Harder”, c.1920

Cientistas britânicos fizeram uma reconstituição de como se movimentava o plessiossauro, um antigo réptil marinho que povoava os oceanos na época dos dinossauros.

Um novo estudo poderá ter resolvido um debate que já dura há 200 anos. Segundo simulações de computador, o plessiossauro, um predador marinho que já se especulou que poderia ser o monstro do Lago Ness, nada de forma semelhante a um pinguim.

Basicamente, o plessiossauro usa apenas os membros dianteiros como propulsores e as traseiras como lemes, tal como fazem as aves marinhas.

A movimentação do animal era uma fonte de mistério e discórdia na comunidade científica desde que o primeiro fóssil de plessiossauro foi descoberto, pela exploradora Mary Anning, na região britânica de Dorset, em 1821 – numa época em que nem sequer o nome dinossauro tinha sido inventado.

Anos mais tarde, um estudo que relatava a descoberta levantou a questão sobre como a criatura nadava, já que as suas quatro barbatanas pareciam asas.

Os paleontólogos dividiram-se em duas correntes: uma sugere que o plessiossauro se movia como um barco, usando as quatro barbatanas como “remos”.

A outra corrente defende que o plessiossauro se movia como pinguins ou tartarugas, ou uma combinação de ambos.

Agora, uma simulação de computador baseada na análise do fóssil jurássico indica que o movimento se parece com o do pinguim.

“O nosso estudo sugere que um movimento vertical é o mais provável, como se o animal voasse na água”, explica à BBC Adam Smith, investigador do Museu de História Natural de Nottingham e um dos autores do estudo, que foi publicado na revista científica PLOS ONE.

A animação por computador foi feita a partir de análises de um fóssil de plessiossauro encontrado na Alemanha, o mais completo já encontrado até hoje e o único com as quatro “asas” preservadas.

A criatura media apenas 3m de comprimento – alguns plessiossauros poderão ter sido cinco vezes maiores.

Smith trabalhou com cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, e os especialistas concluíram que as barbatanas traseiras do plessiossauro tinham pouco impulso, sendo usadas especificamente para dar mais estabilidade e servir de leme.

Os plessiossauros eram vorazes répteis marinhos que viveram há centenas de milhões de anos.

Os paleontólogos acreditam que os plessiossauros matavam as suas presas por afogamento e rodopiavam-nas na água para as desmembrar.

“Provavelmente, faziam o mesmo que os crocodilos dos nossos dias”, acredita David Martill, investigador da Universidade de Portsmouth.

Muito bem, mistério desvendado. Mas entretanto, o que é afinal o monstro do Lago Ness?

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …