Dois pinguins macho apaixonaram-se (e chocaram um ovo com sucesso)

Alain de Broyer

Sphengic. Este é o nome da cria que nasceu no dia 19 de outubro, depois do seu ovo ter sido chocado pelos pais, Sphen e Magic. Ainda não tem um mês, mas já é a estrela do Oceanário de Sydney.

Sphen e Magic, um casal homossexual de pinguins que vive no Oceanário de Sydney, recebeu na semana passada um membro na sua família. Sphengic nasceu no dia 19 deste mês e é a mais recente estrela do oceanário.

O casal homossexual de pinguins captou desde logo a atenção de todos por serem vistos, constantemente, a abraçarem-se e a darem mergulhos juntos, conta a Sábado. A cumplicidade cresceu de tal forma que construírem um ninho juntos com pequenas pedras foi só mais um passo.

Quando uma fêmea do oceanário demonstrou ser incapaz de cuidar da sua cria, Sphen e Magic entraram em cena, aproveitando a situação para serem pais: alternando entre si, chocaram o ovo com sucesso.


Tish Hannan, tratador no Oceanário de Sydney, diz que os pinguins reconhecem-se e têm uma ligação muito especial. “Apenas pinguins com uma verdadeira relação conseguem cuidar de uma cria”, diz o tratador.

Os pinguins, ao contrário de outras espécies, quer sejam machos ou fêmeas, levam a cargo tarefas parentais semelhantes, não havendo distinção entre pai e mãe. “É comum haver relações macho-macho ou fêmea-fêmea e estes pares demonstram capacidades parentais”, explicou Hannan.

Segundo o especialista, o facto de normalmente não haver reprodução faz com que os namoros entre pinguins do mesmo sexo seja de curta duração e os levem a procurar novos parceiros. O facto de o seu período de vida ser curto, comparativamente com outras espécies, também influencia.

Antes de lhes darem o ovo real, a equipa de tratadores deu a Sphen e Magic um ovo fictício para perceber a proximidade entre o casal e comprovar os seus instintos parentais.

Eis o resultado final: Sphen e Magic chocaram um ovo com sucesso e nasceu Sphengic, o mais recente membro desta família de pinguins.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …