Dois novos estudos apontam possíveis tratamentos para o VIH

foto: Shane T. McCoy / USN

foto: Shane T. McCoy / USN

Dois novos estudos podem indicar o caminho para a prevenção e o tratamento do HIV. As novas técnicas consistem em injetar em grande volume de anticorpos capazes de combater o vírus, segundo pesquisas esta quarta feira divulgadas pela revista Nature.

As duas pesquisas chegaram à conclusão de que a administração de anticorpos potentes em macacos rhesus infectados cronicamente com uma versão híbrida do HIV – SHIV causou uma queda na quantidade de vírus nos seus organismos até níveis baixos ou indetectáveis, que foram mantidos por semanas. Nenhuma das duas técnicas foi testada em humanos ainda.

A primeira pesquisa, realizada por cientistas do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, Estados Unidos, mostrou um profundo efeito a partir de uma única injecção de anticorpos. Para a experiência, 18 animais foram infectados com o SHIV, sendo que em 13 os níveis sanguíneos se tornaram indetectáveis por testes padrão com uma semana de tratamento. Com o fim dos anticorpos, o vírus voltou a manifestar-se um a três meses após o tratamento.

Em três macacos – nos quais foram aplicados níveis mais baixos de SHIV – o vírus não regressou num período de até oito meses de observação. Dan Barouch, principal autor da investigação, revelou que os animais não foram curados, mas os seus sistemas imunológicos melhoraram o suficiente para manter o vírus sob controle. Os dois outros macacos receberam níveis mais altos de SHIV. O tratamento reduziu os níveis, mas o vírus ainda pôde ser detectado.

O segundo estudo, conduzido por pesquisadores do National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID/NHI), em Bethesda, Estados Unidos, foi realizado num pequeno grupo de macacos, também utilizando anticorpos.

As pessoas infectadas com o HIV produzem naturalmente anticorpos para combater o vírus causador da SIDA, mas são geralmente ineficazes. Os dois novos estudos usaram versões de anticorpos raros, produzidos em laboratório, com potência incomum contra o HIV.

Os surpreendentes resultados obtidos sugerem um possível novo tratamento para o HIV, que poderiam ter como alvo as células infectadas, bem como vírus que se estejam a propagar. Porém, a implementação deste tipo de terapia é ainda cara e logisticamente inviável, enquanto os medicamentos anti-retrovirais correntes são mais baratos.

 

MA /Agência Estado /Dow Jones Newswires /Associated Press.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se estudarem profundamente como foi que a bebe se curou, podem chegar a concluzão da cura para o HIV, felicidades.

  2. Estou muito feliz em compartilhar esta grande notícia sobre um grande e poderoso Herbalist Odin Ordia que me curou desta doença mortal (HIV / AIDS e diabetes), eu sofria de doença por mais de 8 anos, Felizmente para mim eu estava navegando na Internet quando vi uma mulher depor sobre um homem poderoso e grande (Odin Ordia), que tem ajudado a curar muitos de doenças mal e por isso ela também mencionou que esse mesmo homem pode igualmente curar e curar qualquer doença com a medicina herbal, assim, sem desperdiçar mais vez que em contato com ele no e-mail, ela acrescentou ao depoimento sobre ([email protected]) Expliquei todos os meus problemas com ele, ele então respondeu e e me aconselhou a não se preocupar que ele vai me ajudar a preparar um medicamento à base de plantas e ele vai enviá-lo para mim via correio. Ele também me deu instruções sobre como usar depois que eu comecei a sentir mudanças no meu corpo sistema, mais tarde eu fui ao hospital para consulta médica e para minha surpresa eu estava completamente curado. Estou muito feliz que eu estou seguro desta doença com a ajuda de DR. Odin Ordia. Pode chegar a mim pelo meu endereço de e-mail em [email protected]

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …