A cada dois minutos há uma denúncia de agressões sexuais na União Europeia

Na União Europeia, a polícia regista um crime sexual a cada dois minutos, em média, segundo a Europol, que lançou, esta terça-feira, uma campanha em 19 países para procurar os agressores sexuais mais perigosos da Europa.

A agência europeia de polícia (Europol) estima que, em média, a cada dois minutos uma vítima de agressão sexual denuncia o ataque num dos Estados-membros, com as mulheres e crianças entre as principais vítimas.

A Europol anunciou, hoje, que vai centrar a sua atenção nos perpetradores mais violentos de agressões sexuais, em fuga às autoridades.

Durante o próximo mês, o site eumostwanted.eu vai divulgar fotografias e informações sobre suspeitos e condenados por agressões sexuais, com a polícia de vários países europeus a pedir a ajuda do público para localizar estes fugitivos à justiça, considerados atualmente os mais perigosos da Europa.

Na campanha digital participam as autoridades policiais de Espanha, Reino Unido, Suécia, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia e Roménia.

Cada país selecionou aquele que considera ser o fugitivo mais perigoso da sua lista dos mais procurados, tanto suspeitos como condenados por crimes sexuais que são objeto de mandados de captura europeus.

Informações de qualquer tipo podem ser enviadas anonimamente através da Internet, de acordo com o site.

A campanha de 2019 teve como lema “O crime não tem género”, com a Europol a publicar uma lista das mulheres mais perigosas da União Europeia, sobretudo envolvidas em crimes financeiros.

Desde que a Europol lançou este projeto, em 2016, um total de 91 criminosos foram presos, tendo 33 sido localizados em parte graças às campanhas “Mais procurados” organizadas pela agência de coordenação policial europeia.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …