Dois caças chocaram na Alemanha. Um dos pilotos morreu

N06 / Flickr

Caça Eurofighter

Dois caças Eurofighters da Força Aérea Alemã chocaram na região do Meclenburgo-Pomerânia, no norte da Alemanha, esta segunda-feira. Um dos pilotos morreu.

Os dois aparelhos, pertencentes às Forças Armadas alemãs, embateram junto ao lago Mueritz, perto da base militar de Laage, a cerca de 120 quilómetros a norte de Berlim, quando eram 14h00 em Berlim (13h00 em Lisboa), nesta segunda-feira.

Os dois caças participavam numa missão aérea com um terceiro caça. “O piloto do terceiro Eurofighter viu a colisão e informou que viu dois paraquedas a descerem”, lê-se no Twitter das Forças Armadas alemãs.

A notícia foi avançada pela rádio local Ostseewelle Hit-Radio, que publicou um vídeo das colunas de fumo resultantes do embate, revelando que os pilotos estarão a salvo, depois de terem conseguido ejetar-se. Horas mais tarde, a Força Aérea anunciou a morte de um dos pilotos.

Um dos pilotos acidentados só pôde ser recuperado morto. O segundo conseguiu salvar-se utilizando o paraquedas e está vivo. Está a ser tratado pelas equipas de resgate”, anunciaram no Twitter.

Os destroços de um dos aparelhos terão atingido algumas habitações na aldeia de Jabel, havendo relatos de incêndios florestais na zona do embate. O outro caça terá caído dez quilómetros mais a norte, perto do município de Nossentiner Hütte, numa zona de floresta, adianta o Diário de Notícias.

A polícia advertiu a população para não se aproximar de destroços dos aparelhos, potencialmente perigosos. “Devido à colisão, alguns detritos perigosos caíram perto de Malchow. Por favor, não se aproxime! Por favor, desimpeça o caminho para os trabalhadores de resgate e evite a área afetada”, refere a polícia local num tweet.

Vários agentes da polícia, bombeiros e serviços de resgate encontram-se nos locais afetados, mas até ao momento não há qualquer informação sobre eventuais vítimas que o acidente poderá ter provocado.

Os caças Eurofighter foram desenvolvidos em conjunto pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.