Aos dois anos, já nos preocupamos com a forma como somos vistos pelos outros

Aos dois anos, normalmente, já não usa fralda. Mas uma criança com esta idade já pensa na reputação e no que os outros pensam de si.

Aos 24 meses, e apesar de ainda não conseguirem falar, os bebés já têm noção da sua imagem e de que são julgados pelos outros, moldando o seu comportamento em função disso mesmo. Esta é a conclusão de uma investigação recente, levada a cabo por psicólogos da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, e publicada na Developmental Psychology.

“Mostramos que, aos 24 meses, as crianças não só estão cientes de que os outros as estão a avaliar, mas também alterarão o seu comportamento para tentar obter uma resposta positiva”, disse a principal autora do estudo, Sara Valencia Botto.

Os cientistas envolvidos no estudo analisaram o comportamento de 144 crianças, com idades entre os 14 e os 24 meses. De acordo com o jornal Público, estudos anteriores já tinham mostrado esta preocupação ligada à reputação em crianças com quatro e cinco anos, mas não em idades inferiores.

Num dos exercícios, as crianças que participaram no estudo tendiam a brincar de forma mais desinibida quando não estavam a ser observadas.

Noutro exercício, quando os investigadores entregavam um brinquedo telecomandado às crianças enquanto diziam “uau, que bom” a sorrir e, em simultâneo, entregavam um outro brinquedo telecomandado dizendo “ups, oh não”.

A experiência mostrou que as crianças brincavam mais com o comando associado à resposta positiva quando estavam a ser observadas. Por sua vez, quando ninguém olhava para elas, brincavam mais com o comando associado à resposta negativa. Além desta experiência, foram realizados mais testes que indicavam também que o comportamento da criança dependida de estar a ser, ou não, observada.

Philippe Rochat, autor do estudo, considera que há “algo inerentemente humano na forma como somos sensíveis ao olhar dos outros, e de como somos sistemáticos e estratégicos a controlar esse olhar”.

“Muitas pessoas dizem ter mais medo de falar em público do que medo de morrer. Se queremos entender a natureza humana, precisamos de entender quando e como é que esta preocupação com a imagem surge”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …

Astronautas devem usar Vénus como "trampolim" para chegar a Marte, defendem cientistas

Vários especialistas defendem que os astronautas devem utilizar Vénus como "trampolim" para chegar até Marte, alegando que uma missão ao Planeta Vermelho baseada neste plano seria não só mais rápida como barata. Tendo em conta a …

Famalicão 1-1 Benfica | Águia sem fama nem vitória

O duelo da 31ª jornada da Liga NOS, que colocou frente-a-frente, nesta quinta-feira, Famalicão e Benfica, terminou com um empate a um golo. Os visitantes inauguraram o marcador na etapa inicial por intermédio de Pizzi e, …