Periodontal, a doença mais comum em animais pequenos

Aos dois anos de idade, a maioria de gatos ou cães apresenta algum grau dessa condição. Os mais pequenos são mais suscetíveis.

É um nome um pouco esquisito, é uma palavra pouco dita, mas é uma doença muito comum: periodontal.

A doença periodontal é a condição mais comum em pequenos animais. Muitas doenças em animais de companhia começam na boca.

Esta doença é causada por bactérias que aderem à superfície do dente e se acumulam na cavidade oral, formando a placa bacteriana, que pode calcificar e formar tártaro.

O alerta foi reforçado pelo grupo AniCura, em comunicado enviado ao ZAP.

Essa doença, primeiro, começa por deixar o animal com bastante mal-estar. Os animais afetados costumam ter mau hálito, eritema gengival, sangramento espontâneo, alterações de cor nos dentes e mobilidade ou perda de dentes. As bactérias na placa subgengival causam inflamação e, consequentemente, gengivite e periodontite.

Mas depois, se não for tratada, “pode evoluir para complicações locais e sistémicas e afetar gravemente a saúde cardiovascular, o processo de digestão e a capacidade de o organismo combater outras doenças”, avisa a médica Mónica Martins.

A especialista em Estomatologia Veterinária destaca que é essencial prevenir a doença periodontal através da higiene oral: escovagem diária de dentes, alimentação cuidada e uso de antissépticos bucais – além das idas ao veterinário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.