Doença desconhecida já matou mais de 30 crianças na Birmânia

Jun Ha / EPA

Uma família birmanesa recebe cuidados médicos num campo de refugiados. A Malásia e a Indonésia concordaram em receber migrantes de Myanmar

Uma família birmanesa recebe cuidados médicos num campo de refugiados. A Malásia e a Indonésia concordaram em receber migrantes de Myanmar

Uma doença não-identificada causou a morte de mais de 30 crianças numa região do norte da Birmânia (Myanmar), anunciaram esta quinta-feira as autoridades locais.

“Ao todo, 23 crianças morreram no distrito de Lahal e 13 em Nan Yon desde junho, devido a esta doença desconhecida”, disse Law Yon, um deputado da região de Sagaing (norte), junto da fronteira com a Índia. Os residentes são sobretudo membros das tribos de montanha nagas.

A doença, que apresenta numerosos sintomas idênticos aos do sarampo, afeta especialmente as crianças com menos de cinco anos, mas alguns adultos também ficaram doentes.

O ministério da Saúde birmanês garantiu estar a realizar exames.

“De momento, pensamos tratar-se de um surto de sarampo ou de gripe. Mas só nos podemos pronunciar quando tivermos os resultados laboratoriais”, explicou à agência noticiosa France Presse (AFP) um responsável do ministério que pediu o anonimato.

O governo birmanês reformador da prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi apresentou o desenvolvimento do sistema de saúde como uma das suas prioridades.

O acesso aos cuidados de saúde, nomeadamente em zonas remotas como as onde morreram estas crianças, continua a ser muito difícil num país onde as infraestruturas estão praticamente destruídas após décadas de um regime militar.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.