Doença desconhecida está a tornar os ursos “simpáticos” como os cães (e é perigosa)

Os ursos pretos da Califórnia estão a sofrer uma misteriosa doença cerebral que os faz comportarem-se de forma amigável, tal como cães. Contudo, a doença é muito perigosa.

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW) documentou alguns dos primeiros casos em 2014, depois de ter sido alertado sobre uma série de jovens ursos negros na Bacia de Tahoe com aparentes anomalias neurológicas. Vários casos semelhantes foram documentados em vários condados da Califórnia, conta o IFLScience.

Um relatório de Pollock Pines, no condado de El Dorado, no mês passado, parece descrever bem a situação. Um pequeno urso preto foi visto sozinho num canteiro de obras. Além de parecer letárgico e possivelmente doente, o animal quase não se incomodava com as pessoas que o tentavam espantar com palmas e gritos.

O CDFW acabou por receber outra chamada com um relato semelhante no seu quintal.

“Quando um biólogo e diretor de vida selvagem do CDFW foi investigar, conclui que a situação é mais comum na Bacia de Tahoe e noutras partes do estado. Foi encontrado um urso demasiado jovem para sair por conta própria, com o comportamento “de um cachorro”, completamente confortável perto das pessoas, a pegar numa maçã para comer à sua frentes no pátio do quintal. Fisicamente e mentalmente, o urso simplesmente não parecia normal, andando de forma estranha, monótona e não reagindo como um urso, escreveu o CDFW, em comunicado.

O urso preto foi levado para observação e avaliação por veterinários, que revelaram que era pequeno e estava drasticamente abaixo do peso para a sua idade.

Uma semana mais tarde, o urso teve de ser abatido. Os resultados post-mortem preliminares e as tomografias computadorizadas dos ursos afetados sugerem que estão a sofrer de encefalite, uma inflamação do tecido cerebral normalmente causada por agentes infecciosos como vírus, fungos ou bactérias.

Biólogos de vida selvagem no CDFW dizem que a causa da doença é atualmente desconhecida, mas descobriram algumas pistas intrigantes, nomeadamente a presença de cinco vírus nunca antes vistos dentro dos ursos.

Uma equipa de investigadores do CDFW e da University of California sugerem que os novos vírus pertenciam a cinco géneros: Circoviridae, Parvoviridae, Anelloviridae, Polyomaviridae e Papillomaviridae. Além disso, os vírus foram detetado no fígado, baço e tecido cerebral.

Todos os sintomas da doença apresentam algumas semelhanças com a doença debilitante crónica observada em veados, alces e alces em muitas partes dos Estados Unidos. Conhecida como “doença zombie”, faz com que várias espécies sofram de perda drástica de peso, desiquilíbrio, baba, falta de coordenação, agressão e outros comportamentos pouco habituais.

Acredita-se que essa doença neurológica seja causada por priões, uma proteína que atua como um agente infeccioso.

Enquanto os cientistas tentam entender o surto de ursos, o público está a ser alertado para manter uma distância respeitável de qualquer urso preto, especialmente dos que que exibem comportamento suspeito e amigável.

Ainda não é claro se a doença é uma ameaça para os humanos ou outros animais selvagens. O estudo foi publicado em dezembro na revista científica PLOS One.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …

Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo. Milhares de motociclistas participaram no desfile "Acelere …

Inglaterra 1-0 Croácia | Três leões matam borrego à décima tentativa

A Inglaterra estreou-se este domingo com uma vitória no grupo D do Euro2020 de futebol, ao bater a Croácia por 1-0, em jogo disputado no estádio Wembley, em Londres. Um golo de Raheem Sterling, aos 57 …