Novo documentário da Netflix arrasa Moro, Bolsonaro e Temer

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

Desde o dia 19 no streaming da Netflix, “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa e com música de Rodrigo Leão, é um relato da ascensão de Jair Bolsonaro e Sérgio Moro e da queda de Dilma Rusself e Lula da Silva. A crise de um Brasil dividido em duas horas de cinema de denúncia pura e dura.

Segundo um artigo do Diário de Notícias (DN), publicado na quinta-feira, nos últimos dias Sérgio Moro tem estado nas notícias sobre a sua possível imparcialidade na condução do processo Lava Jato, mas em janeiro estreava no Festival Sundance este documento que investigava e dava pistas sobre o fim da democracia no Brasil desde o ‘impeachment’ a Dilma Rousseff e a queda de Lula da Silva.

“Democracia em Vertigem” tem uma realizadora que investiga em gesto político e que assume a sua parcialidade. “E aí não engana ninguém: mesmo com críticas à falência ética e moral do PT, Petra Costa, filha de antigos ativistas contra a ditadura militar brasileira, está a filmar um golpe e a querer dizer ao espetador que as elites e a direita travaram o processo que Lula tinha iniciado no começo do seu primeiro mandato”, refere o DN.

 

Através de imagens de arquivo e de um acesso privilegiado a Lula da Silva e a Dilma Rousseff, o filme expõe todo o processo que culminou na queda de governo, até à eleição de Jair Bolsonaro.

O documentário contém imagens que denunciam um complô entre juízes e políticos de direita, ao mesmo tempo que prova um país “rachado”, sublinhado num plano simbólico no Planalto, onde um autarca decide que os apoiantes de Dilma ficam à esquerda da linha divisóriA, indica a crítica do DN.

O que surpreende mesmo, continua o artigo, é a forma como consegue mostrar as emoções de Lula da Silva à flor da pele nos momentos em que percebe que a inevitabilidade da sua detenção está ao virar da esquina ou quando segue Dilma Rousseff no exato momento em que acaba de ver a votação no Senado para a sua destituição.

“E, nesse plano, trata-se de um mecanismo emocional que visa afirmar uma ideia de humanidade. Dilma e Lula não são peões políticos, a câmara de Petra não corta as lágrimas que caem dos seus rostos”, lê-se no DN.

De alguma forma, “Democracia em Vertigem” é um complemento a outro documentário, “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, apenas visto por cá no IndieLisboa. Mas se em ambas visões há “um registo de prova de cabala ou de golpe palaciano”, o primeiro tem “um pouco menos de cinema e mais de ativismo político, embora Petra ganhe o filme por apostar em confissões íntimas a partir de uma narração que revela um desencanto de quem anuncia nuvens sombrias quanto ao futuro do seu país”.

De acordo com o DN, mais do que peripécias do nascimento de um fascismo populista, a crónica neste registo é a de um trauma. É precisamente esse aspeto que parece conferir ao filme uma carga assustadora, quase de “thriller”, onde os maus-da-fita roubam o sonho de uma democracia de 35 anos – “A democracia no Brasil e eu temos a mesma idade e eu pensava que aos trinta iríamos estar em terreno sólido”, ouve-se Petra a dizer.

“Democracia em Vertigem”, continua o DN, “não vive do arremesso do panfleto mas não deixa de ter uma energia notável de filme de protesto para as audiências internacionais poderem refletir sobre o que se está a passar no Brasil”.

“Petra Costa convenceu a Netflix a apostar nesta sua teoria de como o Brasil não está a dar certo nestes dias de vertigem. Fê-lo com duas horas de cinema documental que deixam em transe qualquer espetador… imparcial”, conclui a crítica do jornal  diário.

TP, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sério mesma essa matéria, não provam nada contra o atual governo e se baseia em invasão de privacidade, ninguém sabe se as mensagens do site são verdadeiras, só se sabe que os governos anteriores quase acabaram com o país e disso o documentário fala o que? Nada. Parece que o ladrão tem razão gostaria que a Justiça Brasileira fosse a da China com corruptos

  2. Documentário ridículo feito por militantes de esquerda, direcionados pelo PT e seus satélites para justificar a roubalheira q fizeram! O PT fez um dos maiores roubos da história da humanidade e a roubalheira do PT não tem uma linha nesse documentário??? Cadê a parcialidade?

  3. Desde Dom João que o Brasil cresce com os roubos e corrupção, por que acabar com isto agora?
    Que voltem todos a roubar, é assim que funciona.
    Por que colocar na cadeia empresas que geram empregos só porque corrompe governos? Deixe ela trabalhar!
    O roubo e a corrução são os elementos fundamentais para o crescimento e a felicidade do povo, afinal povo alimentado é povo triste, povo gosta é de pão e circo!
    Prendam-se os homens de bem pois estes só trazem a discórdia, suguem o estado pois é para isto que ele existe!

  4. Acredito que precisamos um pouco mais de cuidado e informações corretas , esse documentário é de fato nos leva a refletir e procurar as respostas para tudo o que aconteceu, de fato foi em um protesto contra as tarifas de ônibus que tudo começou, eu também estive nos protestos e garanto que muitos aproveitaram essa mobilização para fazer outros protestos, muitos voltados a assuntos que não eram do passe livre , usaram a todos para promover uma das mais baixas formas de apoio a deposição da presidente … Tarifa de ônibus se quer é um assunto presidencial , mas mesmo assim devido ao grande número de pessoas nos protestos instalados juntamente com o da tarifa a presidente recebeu alguns membros do passe livre para conversar .
    Estou triste por ter feito parte de uma mentira , que já foi muito longe… Onde muitos se uniram para disseminar a ofensa e a discórdia do mal .
    E u espero que todo o meu erro não traga mais discórdia e ódio e que o povo brasileiro volte a ser uma população unida.
    Hoje o que vejo é um país que eu não queria , as pessoas parecem se ofendem e se agridem de forma gratuita , pessoas sem capacidade de pensar e formar sua própria opinião , atacam de forma cruel chamando outros brasileiros de esquerdopatas ou de comunista por não terem as mesma opiniões ou as vezes capacidade de dialogar .
    Tramas que foram costuradas e criadas para derrubar uma democracia em pró a privilégios de poucos , pessoas que vivem dos seus trabalhos e que se acham ricos e poderosos só porque se encontram em uma situação um pouco melhor que os outros , influenciadores que fazem alienação de cabeças fracas e sem equilíbrio emocional .
    Precisamos de um pouco mais de coerência e de sabedoria , para não continuarmos destruindo com o nosso país … Realmente hoje não tenho certeza se tudo o que foi feito pelos nossos políticos, ex juiz e MP não foi algo premeditado e que golpeou nossa politica e democracia de uma forma suja e criminosa.

  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..DOCUMENTÁRIO AGORA VIROU PROPAGANDA DE IDEOLOGIA??QUE LIXO…

RESPONDER

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …

John Legend atua em julho no festival EDP Cool Jazz

O músico norte-americano, responsável por temas como "All of me" e "Ordinary People", regressa a Portugal, em julho, para um concerto no festival EDP Cool Jazz, em Cascais. John Legend atua a 3 de julho no …

Cruzeiro de luxo que rumava à Antártida está retido há quase 20 dias devido a uma dívida milionária

Um cruzeiro de luxo que rumava à Antártida está retido há quase 20 dias em Buenos Aires, na Argentina, devido a uma dívida milionária.  Trata-se do cruzeiro turísitico RCGS Resolute que pertence à empresa do Canadá …