Diz cheese! NASA apanha o Sol a “sorrir”

NASA / Twitter

Uma nova fotografia da NASA apanhou os buracos coronais do Sol numa posição onde parece que a nossa estrela tem dois olhos e uma boca sorridente.

Já são conhecidos os benefícios da luz solar para a saúde mental e para a nossa disposição — e agora o Sol decidiu mesmo “sorrir” para nós.

Os astrónomos da NASA captaram a nossa estrela a arreganhar a tacha de forma alegre e decidiram partilhar a fotografia com o resto do mundo através do Twitter.

Claro que este “sorriso” não é, verdadeiramente, um sorriso. O que forma os “olhos” e a “boca sorridente” do Sol são os buracos coronais, os mesmos buracos de onde saem as golfadas de vento solar que a nossa estrela cospe.

Quando este vento solar é expelido a uma grande velocidade, gera violentas tempestades solares. Se estas tempestades chegarem à Terra e colidirem com a nossa atmosfera, dão origem à incrível dança de luzes típica das auroras boreais, que acontecem nos pólos do nosso planeta. O choque com o vento solar pode também causar falhas no funcionamento dos satélites.

Este “sorriso” foi só uma grande coincidência, com estes buracos coronais a  aparecerem em forma de dois olhos e uma boca, e mais um exemplo do fenómeno psicológico da pareidolia — quando nós conseguimos ver rostos em objectos ou padrões aleatórios.

Para alguns utilizadores do Twitter, este não é um sorriso qualquer. A forma do “rosto” do nosso Sol assemelha-se à cara do famoso vilão da série Ghostbusters, o homem de marshmallow Stay Puft. Será que é esta a fantasia do Sol para o Dia das Bruxas?

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.