Uma nova fotografia da NASA apanhou os buracos coronais do Sol numa posição onde parece que a nossa estrela tem dois olhos e uma boca sorridente.
Já são conhecidos os benefícios da luz solar para a saúde mental e para a nossa disposição — e agora o Sol decidiu mesmo “sorrir” para nós.
Os astrónomos da NASA captaram a nossa estrela a arreganhar a tacha de forma alegre e decidiram partilhar a fotografia com o resto do mundo através do Twitter.
Claro que este “sorriso” não é, verdadeiramente, um sorriso. O que forma os “olhos” e a “boca sorridente” do Sol são os buracos coronais, os mesmos buracos de onde saem as golfadas de vento solar que a nossa estrela cospe.
Say cheese! 📸
Today, NASA’s Solar Dynamics Observatory caught the Sun “smiling.” Seen in ultraviolet light, these dark patches on the Sun are known as coronal holes and are regions where fast solar wind gushes out into space. pic.twitter.com/hVRXaN7Z31
— NASA Sun, Space & Scream 🎃 (@NASASun) October 26, 2022
Quando este vento solar é expelido a uma grande velocidade, gera violentas tempestades solares. Se estas tempestades chegarem à Terra e colidirem com a nossa atmosfera, dão origem à incrível dança de luzes típica das auroras boreais, que acontecem nos pólos do nosso planeta. O choque com o vento solar pode também causar falhas no funcionamento dos satélites.
Este “sorriso” foi só uma grande coincidência, com estes buracos coronais a aparecerem em forma de dois olhos e uma boca, e mais um exemplo do fenómeno psicológico da pareidolia — quando nós conseguimos ver rostos em objectos ou padrões aleatórios.
Para alguns utilizadores do Twitter, este não é um sorriso qualquer. A forma do “rosto” do nosso Sol assemelha-se à cara do famoso vilão da série Ghostbusters, o homem de marshmallow Stay Puft. Será que é esta a fantasia do Sol para o Dia das Bruxas?
Is that the face of the Stay Puff marshmellow man from Ghostbusters? pic.twitter.com/NKpAqMrWDU
— Watt on Earth Four ( it / that ) (@Watt_on_Earth4) October 27, 2022