Divulgação de vídeo de agressão em colégio privado gera indignação

CV YouTube

Um grupo de rapazes filmou um adolescente a agredir um colega, num balneário de uma escola, e as imagens foram divulgadas no Facebook por um canal de televisão das Honduras, onde tudo aconteceu. Mas o caso está a gerar indignação por todo o mundo.

O vídeo publicado na página do Facebook da HCH Television Digital mostra um adolescente a agredir um colega mais pequeno, no balneário de um colégio privado das Honduras, perante a passividade de vários outros miúdos, que assistem a tudo.

O agressor veste ironicamente, uma camisola do Barcelona com o patrocínio da UNICEF, a organização das Nações Unidas que tem por missão defender os direitos das crianças.

A agressão aconteceu no passado dia 2 de Setembro e as imagens difundidas estão a assumir repercussão mundial.

No Facebook da HCH, é possível ler vários comentários ao vídeo em português, nomeadamente de utilizadores brasileiros da rede social, que se mostram indignados com o caso.

O rapaz agressor, que é filho de um conhecido empresário hondurenho, Fernando Jaar, ex-presidente da Câmara de Comércio e Indústrias das Honduras, é também alvo de muitos comentários ofensivos.

Diversos meios de comunicação hondurenhos divulgaram supostas respostas do rapaz, através de diferentes contas no Facebook, em que por um lado pedirá desculpas pelo ocorrido e por outro se mostrará em tom ofensivo para quem o critica.

“Não quis faltar ao respeito nem agredir selvaticamente o meu amigo Matamala, mas creio que é justo que percebam que tocou no “traseiro” da minha irmã“, defende-se alegadamente o agressor, numa publicação divulgada pelo Notitotal.com.

A Escola Internacional Sampedrana, onde tudo aconteceu, reagiu ao episódio com um comunicado no Facebook, onde releva que se tratou de “um lamentável episódio isolado” e que “não existe qualquer antecedente da parte de nenhum dos envolvidos”.

Os responsáveis do colégio também criticam a divulgação do vídeo nas redes sociais, nomeadamente por estar em causa a identidade e a defesa da privacidade de crianças, e anunciam que vão apresentar um processo contra os autores dessa divulgação.

O colégio recusa também a ideia de que esteja em causa um acto de bullying, considerando que o adolescente agressor reagiu a “um incidente prévio que ocorreu contra um familiar” de um dos envolvidos.

Manifestando “oposição total e contundente” às agressões, o colégio também refere que já aplicou “as sanções disciplinares correspondentes” e que tratou de conceder aos dois miúdos “a assistência necessária para apoiá-los na atenção da sua saúde emocional”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Era fazê-lo circular no recreio da escola em um letreioro a dizer:
    “Sou um covarde, bato apenas nos mais pequenos. Quero que um mais velho que eu me faça o mesmo.”

  2. Gostava só de perceber isto: …”Os responsáveis do colégio também criticam a divulgação do vídeo nas redes sociais, nomeadamente por estar em causa a identidade e a defesa da privacidade de crianças, e anunciam que vão apresentar um processo contra os autores dessa divulgação”??? … Alguém devia esclarecer, porque cargas devemos ocultar este bando de meninos do coiro a assistir e nada fizeram, ou mesmo a denunciar. !!! Agora e muito sinceramente, por tudo o que se diga que apalpou esta ou aquela, familiar ou não, literalmente não tem qualquer autoridade da forma que o quis fazer, este deveria comunicar se tal tivesse acontecido, e ponto final.

  3. Tudo é uma cambada de anormais, desde os que observam a rir até ao que agride. Expulsar está fora de questão …Porquê? Basta de anormais mais brutos que animais.

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …