Divulgação de vídeo de agressão em colégio privado gera indignação

CV YouTube

Um grupo de rapazes filmou um adolescente a agredir um colega, num balneário de uma escola, e as imagens foram divulgadas no Facebook por um canal de televisão das Honduras, onde tudo aconteceu. Mas o caso está a gerar indignação por todo o mundo.

O vídeo publicado na página do Facebook da HCH Television Digital mostra um adolescente a agredir um colega mais pequeno, no balneário de um colégio privado das Honduras, perante a passividade de vários outros miúdos, que assistem a tudo.

O agressor veste ironicamente, uma camisola do Barcelona com o patrocínio da UNICEF, a organização das Nações Unidas que tem por missão defender os direitos das crianças.

A agressão aconteceu no passado dia 2 de Setembro e as imagens difundidas estão a assumir repercussão mundial.

No Facebook da HCH, é possível ler vários comentários ao vídeo em português, nomeadamente de utilizadores brasileiros da rede social, que se mostram indignados com o caso.

O rapaz agressor, que é filho de um conhecido empresário hondurenho, Fernando Jaar, ex-presidente da Câmara de Comércio e Indústrias das Honduras, é também alvo de muitos comentários ofensivos.

Diversos meios de comunicação hondurenhos divulgaram supostas respostas do rapaz, através de diferentes contas no Facebook, em que por um lado pedirá desculpas pelo ocorrido e por outro se mostrará em tom ofensivo para quem o critica.

“Não quis faltar ao respeito nem agredir selvaticamente o meu amigo Matamala, mas creio que é justo que percebam que tocou no “traseiro” da minha irmã“, defende-se alegadamente o agressor, numa publicação divulgada pelo Notitotal.com.

A Escola Internacional Sampedrana, onde tudo aconteceu, reagiu ao episódio com um comunicado no Facebook, onde releva que se tratou de “um lamentável episódio isolado” e que “não existe qualquer antecedente da parte de nenhum dos envolvidos”.

Os responsáveis do colégio também criticam a divulgação do vídeo nas redes sociais, nomeadamente por estar em causa a identidade e a defesa da privacidade de crianças, e anunciam que vão apresentar um processo contra os autores dessa divulgação.

O colégio recusa também a ideia de que esteja em causa um acto de bullying, considerando que o adolescente agressor reagiu a “um incidente prévio que ocorreu contra um familiar” de um dos envolvidos.

Manifestando “oposição total e contundente” às agressões, o colégio também refere que já aplicou “as sanções disciplinares correspondentes” e que tratou de conceder aos dois miúdos “a assistência necessária para apoiá-los na atenção da sua saúde emocional”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Era fazê-lo circular no recreio da escola em um letreioro a dizer:
    “Sou um covarde, bato apenas nos mais pequenos. Quero que um mais velho que eu me faça o mesmo.”

  2. Gostava só de perceber isto: …”Os responsáveis do colégio também criticam a divulgação do vídeo nas redes sociais, nomeadamente por estar em causa a identidade e a defesa da privacidade de crianças, e anunciam que vão apresentar um processo contra os autores dessa divulgação”??? … Alguém devia esclarecer, porque cargas devemos ocultar este bando de meninos do coiro a assistir e nada fizeram, ou mesmo a denunciar. !!! Agora e muito sinceramente, por tudo o que se diga que apalpou esta ou aquela, familiar ou não, literalmente não tem qualquer autoridade da forma que o quis fazer, este deveria comunicar se tal tivesse acontecido, e ponto final.

  3. Tudo é uma cambada de anormais, desde os que observam a rir até ao que agride. Expulsar está fora de questão …Porquê? Basta de anormais mais brutos que animais.

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …