Cientistas testaram dispositivo capaz de extrair água potável a partir do ar

Berkeley News

O coletor de água criado na Universidade da Califórnia que usa MOFs para retirar água do ar seco.

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, diz ter testado com sucesso um novo dispositivo coletor de água no deserto, capaz de produzir água doce a partir do ar.

Nos resultados, publicados no passado dia 8 de Junho na revista Science Advances, a equipa avança que a máquina coletora pode recolher água potável todos os dias e em ciclos noturnos, em condições de baixa humidade e com baixo custo. O novo dispositivo poderia, por isso, ser usado em partes áridas do mundo que são desprovidas de água.

“Não há nada semelhante a isto”, disse Omar Yaghi, da Universidade da Califórnia de Berkeley, que inventou a tecnologia por detrás do “harvester”, num comunicado. “Esta jornada do laboratório para o deserto permitiu-nos realmente transformar a captação de água de um fenómeno interessante para uma ciência.”

O dispositivo inventado opera à temperatura ambiente e à luz do sol. Não requer nenhuma outra entrada adicional nem fonte de energia. A chave para esta descoberta é um pó que se encontra espalhado no topo do dispositivo em forma de caixa, chamada de estrutura metal-orgânica (MOF), que já tinha sido testado antes noutros lugares.

O MOF é um pó cristalino composto por átomos orgânicos e metálicos que absorve a água como uma esponja durante a noite, quando as temperaturas são mais baixas, mas a humidade é maior. Depois, quando as temperaturas aumentam durante a manhã, as moléculas da água são empurradas para fora dos cristais, produzindo um pequeno copo de água. Na realidade, o que acontece é que o coletor usa a luz solar para aquecer o pó, expulsando o vapor de água e condensando-o para ser usado.

O dispositivo é uma “caixa dentro de uma caixa”, nota a Universidade da Califórnia. O coletor contém uma caixa interna com grãos de MOF, com cerca de 0,2 metros quadrados. Envolvendo este cubo, está um outro cubo de plástico de tamanho semelhante que tem as extremidades e os lados transparentes. O topo é deixado aberto à noite para que o ar entre, mas é coberto durante o dia para aquecer o interior, como se fosse uma estufa.

Foi realizado um teste ao dispositivo em Scottsdale, no Arizona, em outubro de 2017. Nesta zona, a humidade atinge os 40% durante a noite, mais cai para 8% durante o dia. E o teste provou ser um grande sucesso. Usando 1 quilograma de MOF, a equipa disse que podia conseguir produzir cerca de 200 mililitros de água – o que não é uma quantidade de água enorme, mas é suficiente para despertar o interesse, pois pode ser escalável.

“O principal avanço aqui é que o dispositivo opera em baixa humidade, porque é isso que encontramos nas regiões áridas de o mundo”, explicou Yaghi.

E também já existem planos para melhorar o design, com um novo MOF feito a partir de alumínio. O novo pó é 150 vezes mais barato e pode capturar cerca de duas vezes mais água. A equipa está a planear fazer um teste de campo com o novo MOF ainda este ano no Vale da Morte, na Califórnia.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Caro Marco,
      A nossa matéria é baseada em informação recolhida num comunicado da Universidade de Berkeley, uma das mais conceituadas instituições de ensino e investigação científica do mundo.

  1. É o que chama de “descoberta da pólvora”… estes cientistas, deveriam de aprender como alguns povos da América Latina, retiram do ar a água que consomem. Aprendam com os mineiros dos Andes e talvez “inventem” um bom sistema colector de água do ar…

RESPONDER

Em 15 anos, Marte nunca esteve tão brilhante e tão perto da Terra

Marte vai brilhar mais intensamente no céu noturno nas próximas seis semanas do que brilhou nos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará assim no ponto mais próximo da Terra desde 2003, durante de junho …

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …