Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre “maus tratos”

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos – como Dumbo e Peter Pan – onde especifica os estereótipos representados em cada um.

De acordo com a BBC, no início de filmes clássicos que entretiveram várias gerações durante décadas, a plataforma de streaming Disney+ começou na semana passada a exibir mensagens específicas que alertam para estereótipos racistas.

Os avisos têm a duração de 12 segundos e referem-se a “representações negativas” e a “maus tratos de pessoas ou culturas”, acrescentando que “esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora”.

Em vez de remover o conteúdo, “queremos reconhecer o seu impacto prejudicial, aprender com ele e originar debates para criarmos juntos um futuro mais inclusivo“, diz o aviso, direcionando os espetadores para um site que explica algumas das cenas problemáticas.

Mas afinal quais são os filmes sinalizados?

Dumbo (1941): a história do elefante orelhudo é acusada de usar o grupo de corvos (que ajuda Dumbo a aprender a voar) com intenções racistas. Na versão americana, os corvos têm sotaque afro-americano exageradamente carregado e o corvo principal chama-se Jim Crow – que foi um dos principais segregacionistas daquela altura, nos Estados Unidos.

Peter Pan (1953): o filme refere-se aos nativo-americanos como os “peles vermelhas”, uma designação que entretanto caiu em desuso e considerada ofensiva. Além disso, algumas personagens dançam com cocares – adorno feito de penas, usado na cabeça pelos povos indígenas -, o que a Disney diz ser uma “forma de ridicularização e apropriação da cultura e imagens dos povos indígenas”.

A Dama e o Vagabundo (1955) – dois gatos siameses, Si e Am, são retratados com características asiáticas, o que tem sido alvo de muitas críticas. Além disso, há uma cena num canil, em que os cães têm atitudes estereotipadas e um forte sotaque dos países de onde são as suas raças (Pedro, o Chihuahua mexicano, e Boris, o Borzoi russo).

O Livro da Selva (1968): a história passa-se na Índia, no entanto Rei Louie é um macaco (com poucas habilidades linguísticas) que canta canções num estilo de jazz chamado dixie, muitas vezes associado ao racismo praticado no sul dos EUA, no pré Guerra Civil.

Os Aristogatos (1970) – um gato siamês chamado Shun Gon é representado como uma caricatura racista dos povos do Leste Asiático com traços estereotipados exagerados, como olhos puxados e dentes salientes. Shun Gon fala num inglês sofrível e toca piano com pauzinhos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …