/

“Discos encriptados de Rui Pinto são pisa papéis para a Judiciária”

12

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

A Polícia Judiciária “precisaria de milhares de anos” para conseguir” descodificar os discos encriptados pelo hacker Rui Pinto, onde se acredita que estejam provas relevantes sobre os alegados roubos de emails e os acessos ilegais a sites de instituições públicas e privadas. O alerta é do analista de sistemas e programador informático João Pina.

Aquele que é um dos responsáveis pela associação de voluntários digitais em situações de emergência VOST Portugal, revela ao DN Insider que os discos encriptados por Rui Pinto “são pisa papéis para a Polícia Judiciária neste momento”.

O especialista informático alerta que a Judiciária “precisaria de milhares de anos para o conseguir”, pelo que mais vale nem perder tempo a fazê-lo.

Rui Pinto terá guardado milhares de gigabytes de informação em diversos discos externos e computadores que foram apreendidos pela polícia. As autoridades ainda não terão conseguido descodificar o conteúdo de 10 discos rígidos, mas acreditam que estes contêm “fortes indícios” contra o hacker.

“A Polícia Judiciária não tem mesmo hipóteses porque estamos a falar de um software verdadeiramente eficaz”, alerta João Pina, frisando que está em causa o VeraCrypt que terá tido origem noutro software que Edward Snowden terá afirmado ser impossível de desencriptar pela agência norte-americana NSA.

“‘Crackar’ chave de 128 bits demoraria a um programador cerca de 50 biliões de anos“, constata João Pina.

Rui Pinto está acusado de 175 crimes, entre os quais acesso ilegítimo, violação de correspondência, tentativa de extorsão e sabotagem informática.

ZAP //

12 Comments

  1. Então a estadia hoteleira vai ser ………..muito longa ! vai poder jogar xadrez e ping-pong a farta !.. Além disso, sem nada perceber de informática, duvido da inviolabilidade do conteúdo dos ditos discos !

  2. depende do pc, se usarem um pentium3 talvez mais e que tal começarem a pensar em descobrir em que servidor ele guardou a key ou levem ao computador da goggle que leva uns segundos a tratar do assunto…. Cambada de otários, Nem em 256bits já são 100% seguras. Davam me 5 minutos com o Ruizinho era uma maravilha de felicidade.

      • Caso não saibas o pc da google resolveu em pouco mais de 3 minutos o que um super pc levaria 10 mil anos e tarefa impossível para pc normal. E tu continuas a engolir tudo o que um marmelo diz. Por acaso já largaste o álcool?

      • Ai foi?
        E o FBI foi aos chinocas, quando tinha o tal PC (personal computer??) da Google?!
        Um bom marmelo saíste tu!…
        Não te preocupes com o álcool – normalmente no outro dia o efeito passa; já a tua ignorância/estupidez…

      • Deve estar-se a referir ao computador quântico. Esse computador é bem mais rápido, mas do pouco que sei nessa matéria, a computação é bem diferente da computação que conhecemos nos comutadores convencionais.
        Por isso, neste momento esse computador pode até não conseguir ajudar nada nesta matéria. Podemos comparar a um carro formula 1 que consegue andar super rápido, mas num rio um rio é ultrapassado por uma simples canoa.

        Admitindo que esse computador até tem capacidades de resolver este problema de chaves encriptadas, nunca iria ser estriado num caso tão simples como este.

  3. modesto pires tu não tens ideia nenhuma do que falas … todo o poder computacional no mundo levaria milhões de anos a quebrar uma chave de 128 bits uma dew 256 bits nem comento! Não tens mesmo noção do que falas deves ser um 01100010 01110101 01110010 01110010 01101111.

    • Quântico lool nem as 256 bits já consideradas seguras cambada de putos inocentes, tenho a minha net encriptada a 256bits e mesmo assim a minha Internet tem que passar por dois servidores em países diferentes. Será que posso fazer tudo o que quiser? E já agora basta descobrir onde o puto tem guardado e já esta fácil. Cambada de tótós não sabem que tens sempre que procurar a falha humana do sistema? Nada é 100% seguro no mundo da informática.

      • Nisso tem razão, um crash dump ou um ficheiro com os dados de hibernação pode ter lá a chave, mas duvido que ele não tenha lido esse capítulo da regras de segurança

  4. rapaz inteligente ! quando esta palhaçada acabar e ficar um pouco esquecido ,muitas das secretas deste mundo o vao convidar para trabalhar para eles e com um ordenado astronomico

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.