Dirigente da Al-Qaeda que ameaçou França morto em ataque

A Al-Qaeda anunciou esta quinta-feira que um dos seus dirigentes, Harith al-Nadhari, que tinha ameaçado França com novos ataques após os atentados de Paris, morreu no Iémen vítima de um drone norte-americano.

Nadhari e outros três militantes foram mortos a 31 de janeiro num ataque com um avião não-tripulado que atingiu o automóvel em que seguiam na província de Shabwa, no sul do Iémen, segundo a Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA).

Os outros três mortos são Said Bafaraj, Abdelsamie al-Haddaa e Azzam al-Hadrami.

Membros de tribos locais tinham afirmado antes que quatro alegados militantes tinham morrido carbonizados dentro de um automóvel num ataque de drone nesse dia em Shabwa.

Após os ataques contra a redação do jornal satírico Charlie Hebdo e um supermercado de produtos judaicos de janeiro em Paris, Nadhari ameaçou França com mais ataques.

Outro dirigente do ramo iemenita da Al-Qaeda, Nasser bin Ali al-Ansi, reivindicou os atentados de Paris quatro dias depois.

Segundo o think tank New America Foundation, os Estados Unidos realizaram mais de 110 ataques contra militantes no Iémen desde 2009, a maioria deles recorrendo a drones.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …