Diretora do Instituto do Audiovisual francês demitida por gastar 40 mil euros em táxis

cv Journal l'Humanité / YouTube

Agnès Saal, diretora da emissora pública de rádio e TV de França

Agnès Saal, diretora da emissora pública de rádio e TV de França

Uma directora da emissora pública de rádio e televisão de França foi obrigada a renunciar ao cargo depois de gastar mais de 40 mil euros em táxis, em apenas 10 meses.

Agnès Saal era directora do Instituto Nacional do Audiovisual (INA) de França, tendo-se demitido do cargo a pedido da ministra da Cultura do país.

Quando o escândalo veio a público, Saal afirmou que precisava de viajar de táxi, apesar de ter um carro da instituição e um motorista particular à sua disposição.

Durante esse período, no entanto, o filho terá sido responsável por gastar 6,7 mil euros do montante total – uma quantia que Saal afirma ter devolvido aos cofres públicos.

Segundo a edição de domingo do jornal francês Le Figaro, a ex-executiva afirma que ter emprestado o seu código de acesso ao seu filho foi um “erro tolo”.

Saal alegou, contudo, que precisava de andar de táxi porque o motorista particular não trabalhava às mesmas horas. “Não podia fazê-lo trabalhar 12 a 15 horas por dia, incluindo fins de semana. Além disso, não tenho carta de condução”, disse ela.

A ministra da Cultura francesa, Fleur Pellerin, pediu a Saal que renunciasse imediatamente ao cargo, através de uma nota do ministério divulgada esta terça-feira.

Agnès Saal assumiu no ano passado o cargo de directora do Instituto Nacional do Audiovisual, o órgão público responsável por preservar e promover os arquivos da rádio e da televisão do país.

Segundo a BBC, Saal substituiu Matthieu Gallet, que actualmente é director da rádio pública francesa e está no centro de um escândalo por ter gasto, alegadamente, 100 mil euros a remodelar o gabinete e 90 mil euros na contratação de uma agência de relações públicas enquanto preparava um plano de corte de gastos.

Os funcionários da Radio France, a rádio pública francesa, encerram no início de maio a mais longa greve da categoria. Ao todo, os trabalhadores ficaram parados durante 28 dias.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Será que esta Agnès Saal, é Luso-Descendente? Se não é certamente estagiou por cá nos gabinetes dos Governos de Portugal. A gastar assim, desta forma escandalosa, até parece!

RESPONDER

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …