Diretora do Instituto do Audiovisual francês demitida por gastar 40 mil euros em táxis

cv Journal l'Humanité / YouTube

Agnès Saal, diretora da emissora pública de rádio e TV de França

Agnès Saal, diretora da emissora pública de rádio e TV de França

Uma directora da emissora pública de rádio e televisão de França foi obrigada a renunciar ao cargo depois de gastar mais de 40 mil euros em táxis, em apenas 10 meses.

Agnès Saal era directora do Instituto Nacional do Audiovisual (INA) de França, tendo-se demitido do cargo a pedido da ministra da Cultura do país.

Quando o escândalo veio a público, Saal afirmou que precisava de viajar de táxi, apesar de ter um carro da instituição e um motorista particular à sua disposição.

Durante esse período, no entanto, o filho terá sido responsável por gastar 6,7 mil euros do montante total – uma quantia que Saal afirma ter devolvido aos cofres públicos.

Segundo a edição de domingo do jornal francês Le Figaro, a ex-executiva afirma que ter emprestado o seu código de acesso ao seu filho foi um “erro tolo”.

Saal alegou, contudo, que precisava de andar de táxi porque o motorista particular não trabalhava às mesmas horas. “Não podia fazê-lo trabalhar 12 a 15 horas por dia, incluindo fins de semana. Além disso, não tenho carta de condução”, disse ela.

A ministra da Cultura francesa, Fleur Pellerin, pediu a Saal que renunciasse imediatamente ao cargo, através de uma nota do ministério divulgada esta terça-feira.

Agnès Saal assumiu no ano passado o cargo de directora do Instituto Nacional do Audiovisual, o órgão público responsável por preservar e promover os arquivos da rádio e da televisão do país.

Segundo a BBC, Saal substituiu Matthieu Gallet, que actualmente é director da rádio pública francesa e está no centro de um escândalo por ter gasto, alegadamente, 100 mil euros a remodelar o gabinete e 90 mil euros na contratação de uma agência de relações públicas enquanto preparava um plano de corte de gastos.

Os funcionários da Radio France, a rádio pública francesa, encerram no início de maio a mais longa greve da categoria. Ao todo, os trabalhadores ficaram parados durante 28 dias.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Será que esta Agnès Saal, é Luso-Descendente? Se não é certamente estagiou por cá nos gabinetes dos Governos de Portugal. A gastar assim, desta forma escandalosa, até parece!

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …