Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Sta. Maria apresenta queixa-crime contra sindicato

Leonel Luís, diretor do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, entregou ao Ministério Público uma queixa-crime contra a direção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e contra cinco colegas. Em causa está o que o diretor clínico considera ser uma “campanha difamatória”.

O diretor do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, entregou no Ministério Público uma queixa-crime por difamação e denúncia caluniosa contra a direção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e contra cinco colegas otorrinolaringologistas.

Na queixa, a que a agência Lusa teve acesso, o médico Leonel Luís considera que a direção do Sindicato divulgou vários comunicados que “representam um atentado” ao seu bom nome, à sua honra e à sua imagem e credibilidade.

O sindicato considerou ilícita a sua nomeação e deu a entender que Leonel Luís foi nomeado “por ajuste direto”, sem ter qualificações suficientes e aludindo a “mecanismos clientelares e comissariado político” nalgumas situações no serviço de otorrino, situação que o diretor considera ser uma campanha difamatória.

“Não pode o queixoso assistir, impávido e sereno, a todo este empreendimento do Sindicato dos Médicos da Zona Sul com vista ao desmoronamento de uma carreira profissional que com tanto esforço tem vindo a construir”, refere a queixa entregue em janeiro ao Ministério Público.

A queixa tem por base comunicados do Sindicato que acabaram por ser divulgados nalguns órgãos de comunicação social. O diretor do serviço de Otorrinolaringologia considera que as afirmações do Sindicato levam os leitores a concluir que a sua nomeação para o cargo “decorreu de um processo ilícito”.

Além disso, Leonel Luís alega que os comunicados exibem que o médico “não tem competências, aptidões, nem qualificações técnicas”, que “impede os colegas de exercer as suas funções” e até que “instalou no seu gabinete uma câmara de vídeo”.

Conclusões estas que “não são retiradas de decorrências lógicas das afirmações dos denunciados, são conclusões textuais do discurso destes”, refere a queixa apresentada ao Ministério Público, acrescentando que são “afirmações falsas e insinuações infundadas”.

Leonel Luís apresenta ainda queixa crime contra cinco colegas otorrinos que interpuseram uma providência cautelar “com vista à suspensão da eficácia da deliberação” quando o diretor foi nomeado para o cargo, tendo o Tribunal Administrativo de Lisboa negado provimento à referida providência cautelar.

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul chegou a pedir a intervenção do Presidente da República no caso, pedindo que, “no exercício dos plenos poderes que a Lei atribui ao cargo que exerce na hierarquia do Estado, proceda às diligências necessárias a um rápido e cabal apuramento de eventuais ilegalidades”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …