Direção e SAD do Benfica reúnem-se. Há três nomes na calha para substituir Vieira

Rui Costa (E) à conversa com Luís Filipe Vieira (D).

A direção e a SAD benfiquista reúnem-se esta noite para escolher um eventual substituto para Luís Filipe Vieira, caso este não tenha condições para continuar como presidente.

Luís Filipe Vieira foi, esta quarta-feira, alvo de buscas e, consequentemente, detido. Em causa estão suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e crime de abuso de confiança.

Juntamente com o presidente benfiquista, foram detidas mais três pessoas: o seu filho, o empresário José Manuel dos Santos (conhecido como “Rei dos Frangos”) e um outro empresário, de Braga.

“No processo investigam-se negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades”, lê-se no comunicado do DCIAP.

Tendo isto em conta, a direção e a SAD do SL Benfica vão reunir-se esta noite para encontrar um possível substituto para Luís Filipe Vieira.

De acordo com a notícia avançada pelo Observador, vão estar presentes várias figuras do clube, entre as quais: Domingos Soares de Oliveira, Rui Costa, José Eduardo Moniz, Miguel Moreira, Domingos Almeida Lima, José Eduardo Moniz, Varandas Fernandes, Fernando Tavares, Sílvio Cervan, Jaime Antunes e Rui Vieira do Passo.

Tanto a direção como a SAD do clube não estão a equacionar a demissão de Luís Filipe Vieira, sabe o jornal online. No entanto, a verdade é que o tema será debatido esta noite.

Há três figuras que podem assumir o cargo caso Vieira não o consiga fazer mais por força de terceiros: Rui Costa, administrador da SAD e vice do clube; Domingos Almeida Lima, o número 2 de Vieira; e José Eduardo Moniz, administrador da SAD e também vice-presidente.

Espera-se uma manifestação junto ao Estádio da Luz, às 19h, que visa apelar à demissão do atual presidente do emblema encarnado.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado, o filho de Vieira é mais velho que o pai. Caro Zap, o filho de Vieira chama-se Tiago Vieira. Quanto aos eventuais sucessores de Vieira, Domingos S. Oliveira está fora da sucessão, apenas é elegível para a SAD, não para o clube, não faz parte dos órgãos sociais do SLB e dono da SAD. Dos nomes apontados, há dois que são elegíveis, Rui Costa e Moniz. Contudo, não sendo condicionante, Rui Costa é o 1º vice e primeiro na hierarquia sucessória. RC só não será o eventual sucessor na continuidade estatutária, se recusar o cargo, se o não fizer, a solução óbvia serão eleições antecipadas. A acontecerem, lamentavelmente, terão muito mais importância mediática que as eleições autárquicas. É a vida, é o país que é Portugal.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Acrescentámos ao texto “mais três pessoas”, para clarificar que quando falamos de José Manuel dos Santos não estamos a falar do filho de Luís Filipe Vieira.

RESPONDER

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …