Dinossauros podiam já estar a desaparecer antes do asteroide que atingiu a Terra

Chase Stone

Ilustração do impacto do asteroide que dizimou os dinossauros.

Novas evidências sugerem que a diversidade de dinossauros não-aviários podia já estar em declínio há 10 milhões de anos, ainda antes do impacto do asteroide que atingiu a Terra e extinguiu todos os dinossauros há 66 milhões de anos.

Antes deste estudo, alguns paleontólogos defendiam que, antes do asteroide, havia uma grande diversidade de espécies de dinossauros.

“O cenário alternativo é que a diversidade dos dinossauros não era tão alta e, em vez disso, era menor antes do impacto do asteroide do que milhões de anos antes”, diz o autor principal, Fabien Condamine, citado pelo New Scientist. “Aqui, o meteorito é visto como um golpe de misericórdia para os dinossauros, que estariam em declínio”.



A equipa de investigadores usou dados relativos a fósseis de 1.600 dinossauros para criar um modelo da sua diversidade. Desta forma, os autores encontraram um padrão de declínio na diversidade de espécies não-aviárias perto do fim do período Cretáceo.

Os cientistas também sugerem que o arrefecimento global no final do Cretáceo e um declínio dos dinossauros herbívoros terão eventualmente levado a um efeito cascata, desencadeando extinções, mesmo se o asteroide não tivesse atingido a Terra.

Alfio Alessandro Chiarenza, cientista da Universidade de Vigo, em Espanha, tem uma visão diferente dos factos, argumentando que sem o asteroide, os dinossauros não teriam ficado extintos.

“Este tipo de informação não pode realmente ser mostrado com este tipo de método porque, em última análise, são os dados subjacentes que realmente importam. E o registo fóssil está de facto incompleto”, diz Chiarenza.

O especialista argumenta que as rochas do final do Cretáceo não estão preservadas em muitos lugares. Isto faz com que não saibamos aquilo que estava a acontecer em África, em grande parte da Europa e na Ásia.

Os resultados do estudo foram publicados, esta terça-feira, na revista científica Nature Communications.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Novas evidências, velhas notícias. Há muito que se pensa que os dinossauros estavam em declínio quando o asteróide caiu.

RESPONDER

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …