Tem dificuldade em adormecer? Há um truque simples que o pode ajudar

Dado que passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir, seria de esperar que já soubéssemos como adormecer. Mas, para muitos de nós, isso não é tarefa simples.

Luc P. Beaudoin, criador da aplicação para smartphones mySleepButton, garante ser capaz de acelerar o processo. O método é bastante simples e consiste, no fundo, numa forma de nos impedir de pensar em todas as coisas que nos mantêm acordados.

“Investigadores do sono descobriram que, à medida que as pessoas adormecem, vivenciam frequentemente imagens visuais e ‘micro-sonhos'”, diz Beaudoin, citado pela IFL Science.

“As diversas imagens que as pessoas imaginam podem ajudá-las a adormecer. Em contraste, continuar a pensar num modo verbal, analítico e de resolução de problemas pode atrasar o início do sono”, explica.

O método, ao qual Beaudoin chama “Cognitive Shuffle”, envolve imaginar objetos aleatórios, para manter a nossa mente afastada do pensamento analítico e verbal.

Depois de nos deitarmos, devemos pensar numa palavra aleatória e emocionalmente neutra para começar, que tenha pelo menos cinco letras. O exemplo que Beaudoin dá é “bedtime” – “hora de dormir”, em português.

A seguir, basta soletrar a palavra, e imaginar objetos que comecem com essa letra. Por exemplo: Biscuit, Eggs, Dad, Tea, Ink, Meals, Eagle.

O importante é não escolher palavras que estejam associadas a algo stressante.

Se chegar ao fim da sua palavra sem adormecer, basta passar para outra palavra e recomeçar. Caso não consiga pensar numa palavra que comece com uma certa letra, salte-a e passe para a letra seguinte.

De acordo com Beaudoin, ajuda pensar no contexto em torno da palavra. Por exemplo, se estiver a imaginar ovos, imagine-os a serem partidos numa tigela para preparar um bolo.

É importante notar que este método não foi submetido a revisão por pares, mas se estiver desesperado por dormir, vale a pena tentar.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • “É importante notar que este método não foi submetido a revisão por pares, mas se estiver desesperado por dormir, vale a pena tentar.”

  1. Há uma forma mais simples e eficiente que a indicada e que eu utilizo desde há anos, com excelentes resultados. Sob a almofada tenho duas pequenas colunas de som ligadas a um leitor de MP3, com excelente música, de preferência sem cantorias e com o volume no mínimo, apenas o nível necessário para termos uma música suave de fundo.
    Convém que o leitor de MP3 permita programar o tempo de audiçáo. O meu permite 15, 30, 60 minutos ou permanentemente ligado. Está programado para 15 minutos e raramente é necessário o voltar a ligá-lo. Muito antes disso já se a dormir.
    Quando a meio da noite se acorda por qualquer motivo, a solução é voltar a ligar o leitor.
    Este método de ajudar a adormecer é também muito útil para aqueles que passaram por experiências de guerra ou de barulhos excessivos e ficaram com ligeiros silvos permanentes nos ouvidos. O som baixo da música ajuda a esquecer os ruídos auditivos internos, permanentes e aborrecidos, geralmente ouvidos com maior intensidade quando se está mergulhado num ambiente silecioso. Este método é mais eficaz e mais saudável do que ingerir comprimidos ou produtos para ajudar a dormir.

  2. Uma das melhores técnicas que já ouvi é fazer precisamente o contrário da finalidade que se pretende. A ideia é procurar manter-se acordado. Nunca repararam que quando uma pessoa faz um enorme esforço para se manter acordado para ver um filme, geralmente adormece?
    Se isso não resultar, apostem no vinho.

RESPONDER

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …

Incêndio em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", …

Desportivismo? O skate voltou a mostrar como se faz

Final da competição de parque teve mais um momento que justifica entrar nos melhores destes Jogos Olímpicos. A grande maioria dos seguidores dos Jogos Olímpicos pode estar a ver skate pela primeira vez. Nos Jogos Olímpicos …

Jovens saudáveis dos 12 aos 15 anos têm que esperar por task force para vacinação

Os adolescentes saudáveis com idades entre os 12 e os 15 anos têm de esperar pela calendarização da task force para serem vacinados contra a covid-19, não se podendo vacinar nesta fase, segundo a Direção-Geral …

Tribunal decretou insolvência da Groundforce

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decretou esta quarta-feira a insolvência da SPdH (Groundforce), anunciou a TAP, que tinha feito um requerimento nesse sentido, no dia 10 de maio, de acordo com um comunicado. O …

"É uma questão pontual". Urgência de obstetrícia do Hospital de Setúbal encerrada por falta de médicos

A urgência de obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, está encerrada desde as 09h00 desta quarta-feira, situação que se irá prolongar por 24 horas, devido à falta de médicos desta especialidade, informou à …

Mulheres checas esterilizadas ilegalmente serão indemnizadas pelo Governo

Mulheres esterilizadas sem o seu consentimento receberão uma compensação por parte do governo da República Checa, medida que deverá ser aplicada após o Presidente Milos Zeman aprovar esta semana um projeto de lei. Segundo avançou esta …

Linha de fora-de-jogo vai mudar na Premier League

Esta é uma das mudanças que vão ser implementadas, na nova temporada. Os responsáveis pela arbitragem na Premier League, aparentemente, gostaram do que viram no Europeu 2020, em relação ao vídeoárbitro: parar o jogo menos vezes, …

OMS quer adiar as doses de reforço das vacinas em países ricos por causa das desigualdades mundiais

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta quarta-feira uma moratória sobre as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 para que os países pobres possam imunizar a sua população. A Organização Mundial …

Jovens saudáveis em ambientes de risco devem ser vacinados, defendem especialistas

Especialistas são contra a existência de um único critério, o das doenças pré-existentes, e defendem que deve ser criado um regime de "porta aberta" que permita a vacinação de todos os jovens entre os 12 …