Funcionário sentado à porta da empresa há três dias por diferendo laboral

Juliano Teixeira / Facebook

Francisco Teixeira fica sentado à porta do trabalho a cumprir o horário laboral

Segundo Francisco Teixeira, comercial da Burnatti Cafés, o diferendo dura desde maio, mas nos últimos dias a situação piorou. O caso foi denunciado nas redes sociais e desde então tem ganho grandes proporções.

O comercial trabalha há 12 anos para a Burnatti Cafés, em Urgezes, Guimarães, e só nos últimos meses é que tem tido problemas. “Isto já se iniciou em maio, mas nos últimos três dias fiquei sentado à porta da empresa”, denuncia ao Diário de Notícias.

O trabalhador, que já fez queixa da situação à Autoridade para as Condições no Trabalho, tem uma outra atividade, que desenvolve em paralelo, de compra e venda de equipamento de hotelaria. E Francisco acredita que o problema vem daí.

“Sempre tive autorização do patrão, mas no fim de maio ele achou que já não era possível eu continuar a minha atividade paralela”, garante, explicando ainda que o patrão lhe impôs a escolha entre uma atividade ou outra. Mas Francisco Teixeira não aceitou porque nunca baixou “os rendimentos, a produção”.

De acordo com a versão do trabalhador, no fim de junho o patrão ter-lhe-á mandado entregar a lista de clientes a um colega e que se despedisse, mas o funcionário fez queixa na ACT e não aceitou sair.

Desde então passou a só ter acesso a uma das salas da empresa, onde havia apenas mesas, cadeiras e uma máquina de café – e onde estava também proibido de fazer chamadas.

A 16 de junho, no mesmo dia em que a ACT foi à empresa, Francisco começou a trabalhar na rua. “Era colocado por um colega às 9:30 e só me iam buscar às 17:30, sem carro, sem telemóvel. Foi assim até ao final da semana passada”, diz, especificando que esteve em Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Braga, Vila das Aves e Trofa, onde se encontra hoje.

Desde segunda-feira e até quarta, o funcionário deixou de ter acesso ao interior da empresa, tendo cumprido o horário laboral sentado à porta do edifício. Segundo o próprio, a ACT verificou a situação na tarde de terça e quarta-feira.

Isto é a triste realidade da nossa sociedade. Tenho passado por este meu colega há já alguns meses, e vejo-o sentado há…

Publicado por Juliano Teixeira em Quarta-feira, 11 de Outubro de 2017

De acordo com o Jornal de Notícias, o patrão da empresa, Vítor Araújo, acusa Francisco de usar “a carrinha da Brunatti para vender produtos dele” e que utiliza o telemóvel pessoal para “filmar a atividade da Brunatti e gravar as conversas dos colegas”.

Vítor deixa ainda a garantia de que não vai despedir o funcionário: “Isso era o que ele queria. Nunca despedi um funcionário na minha vida e não vai ser agora”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Biólogo cria flor de vidro para desvendar segredo da língua do beija-flor

O biólogo Alejandro Rico-Guevara quis pôr à prova a teoria de que os beija-flor se alimentam através da "ação capilar". Os beija-flores são considerados os pássaros mais rápidos do mundo. Um estudo publicado em 2009 revelou …

Pais da Casa dos Horrores acusados de mais três crimes

O casal Turpin foi acusado de mais três crimes de abuso de menores e a mãe foi ainda acusada de um crime adicional de agressão. Foi marcada uma nova audiência preliminar para dia 14 de …

Altice diz que 99,5% dos clientes tiveram serviços repostos após fogos

A Altice esclareceu que 99,5% dos clientes afetados pelos incêndios tiveram os serviços repostos, depois de ser noticiada a morte de uma mulher na Sertã, cuja casa estava sem telecomunicações desde os fogos de outubro. De …

Com 80 anos, Miguel Castillo foi fazer Erasmus para Itália

Um espanhol, de 80 anos, decidiu que um ataque cardíaco não era motivo para parar de viver. Após reiniciar os estudos na Universidade de Valência, Miguel mudou-se agora para Verona, Itália, onde está a participar …

Governo dá mais um ano para prospeção de petróleo no Alentejo

O Governo prorrogou a licença de prospeção de petróleo por considerar que o atraso na operação não é da responsabilidade do consórcio que integra a Galp. O Governo deu luz verde à prorrogação, por um ano, …

Governo admite empréstimo adicional ao Novo Banco em 2018

O secretário de Estado adjunto e das Finanças sabe que o Novo Banco deverá ter prejuízos em 2017 e que, caso venha a ser necessária a intervenção do Estado, "não deverá haver nenhum impacto adicional" na dívida …

INEM altera sistema para responder mais rápido a reclamações

Depois de dois anos com dificuldades crescentes em responder, no prazo de 15 dias, a todas as queixas que lhe chegaram, o INEM prepara-se agora para mudar de sistema e, assim, recuperar o tempo de …

Noite sangrenta no Afeganistão com mais de 20 mortos em ataques suicidas

O Estado Islâmico e os Taliban reclamaram, este sábado, a autoria de uma vaga de ataques suicidas que varreu durante a noite o Afeganistão, provocando mais de 20 mortos em diversos pontos do país, segundo …

PSP e GNR identificam 70 discotecas e bares de risco

A PSP e a GNR identificaram 70 bares e discotecas em Lisboa, Porto e Albufeira, que representam risco para a segurança pública, no âmbito de uma avaliação pedida pelo Ministério da Administração Interna, em dezembro. Este …

Clima de tensão leva Rio a negociar com Costa fora do Parlamento

A primeira semana de Rui Rio não foi um mar de rosas. O novo líder prepara-se para enfrentar o partido e negociar com o Governo directamente sem passar pelo grupo parlamentar do PSD, caso a …