/

Dietas veganas e vegetarianas podem poupar “pequena fortuna” por ano

1

Uma dieta vegana, vegetariana, pescetariana ou flexitariana pode poupar quase 786 euros por pessoa num ano.

Muitas pessoas estão a optar por fazer a mudança para dietas à base de vegetais por vários motivos — inclusive como uma forma de reduzir a sua pegada climática ou de ser mais saudável.

No entanto, há muito tempo que existe a noção de que as dietas à base de plantas são inerentemente mais caras do que seguir uma dieta omnívora mais tradicional. Contudo, acontece que isso não é totalmente verdade.

Na realidade, um recente estudo publicado na revista Lancet Planetary Health descobriu que comer uma dieta mais saudável e sustentável (como vegana, vegetariana, pescetariana ou flexitariana) poderia reduzir até um terço da sua conta de alimentos se morar num país de alto rendimento como o Reino Unido ou os EUA.

Para realizar o estudo, os investigadores usaram dados do Banco Mundial, que regularmente recolhe informações sobre os preços de diversos bens para estimar o poder de compra de diferentes países como forma de calcular o seu produto interno bruto (PIB).

Os autores usaram os dados de preços de bens globais e regionais para calcular o custo médio de diferentes grupos de alimentos — incluindo arroz, frutas e vegetais, legumes e peixes — por país.

Para calcular o custo total das dietas e mudanças de custo, emparelharam os dados de preços com informações sobre a procura atual de alimentos e resíduos da Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas e com recomendações de padrões alimentares que podem ser mais saudáveis e sustentáveis do que as atuais dietas — como flexitariana, pescetariana, vegetariana e vegana.

Isto mostrou quanto é que uma pessoa pode gastar em média para seguir dietas diferentes.

Os resultados da análise foram uma surpresa. Se olhar apenas para os custos dos ingredientes, uma dieta vegana custa um terço das dietas “ocidentais” com grandes quantidades de carne e laticínios que muitas pessoas consomem em países como Portugal.

As dietas vegetarianas têm um valor semelhante, enquanto as pessoas que seguem dietas flexitarianas economizam em média 14%. Apenas as dietas pescetarianas — que incluem uma proporção maior de peixe e frutos do mar — às vezes podem custar mais 2% do que as dietas atuais.

Para colocar isto em perspetiva, os autores estimam que a dieta ocidental típica custe cerca de 43 euros por semana por pessoa. Em comparação, o custo das dietas flexitarianas é de cerca de 36 euros por pessoa por semana, as dietas vegetarianas podem chegar a 29 euros e as veganas podem chegar a 28 euros.

Isto significa que, ao longo de um ano, pode-se economizar quase 786 euros por pessoa ao mudar para uma dieta mais baseada em vegetais.

O importante a ter em mente aqui é que os dados usados referem-se aos custos de ingredientes básicos — como frutas, vegetais, legumes e assim por diante. Não foram incluídas refeições prontas, take-away ou alimentos altamente processados, como hambúrgueres à base de vegetais.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.