Dieta vegan pode trazer riscos para a saúde

Embora os seus defensores afirmem que o regime traz uma série de benefícios para a saúde, especialistas em nutrição alertam para possíveis problemas causados pela falta de proteínas, vitaminas e nutrientes de origem animal e que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo.

A dieta vegan, que exclui qualquer produto de origem animal, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, mas de acordo com a BBC, o número de pessoas que seguem a dieta aumentou 350% na última década.

Rigorosamente, a dieta vegan exclui alimentos como carne, frango, peixe, leite, queijo, ovo e mel.

Embora os seus defensores afirmem que o regime traz uma série de benefícios para a saúde, especialistas em nutrição alertam para possíveis problemas causados pela falta de proteínas, vitaminas e nutrientes de origem animal e que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo.

“A eliminação de um grupo de alimentos já é nociva por si só. Neste caso em específico, tudo se torna mais complicado, já que muitos nutrientes de origem animal são difíceis de obter nas verduras”, explica Jesús Román, presidente da Sociedade Espanhola de Nutrição e Ciências da Alimentação.

A vitamina B-12 por exemplo, só encontrada em produtos de origem animal, é essencial para o desenvolvimento de glóbulos vermelhos saudáveis e pode ajudar a prevenir a anemia.

“Para que possa sobreviver por muito tempo, dado que a carência da vitamina B-12 demora a manifestar-se, um vegan deve ingerir suplementos dessa vitamina”, afirma o especialista.

Já as proteínas, presentes em grande quantidade em produtos de origem animal, ajudam a construir e manter os músculos, os órgãos, a pele e os ossos saudáveis.

Quem não come carne, por exemplo, precisa incluir na dieta produtos vegetais ricos em proteína, como frutas secas, sementes, produtos à base de soja, legumes, lentilhas e grãos.

A proteína é um elemento-chave na dieta de uma pessoa. Para obter proteína de qualidade em uma dieta vegan, é preciso misturar diferentes alimentos, cereais com legumes por exemplo”, explicou Román.

Ferro, cálcio e ómega-3 também são nutrientes encontrados em grande quantidade em alimentos de origem animal. O ferro é vital para a energia e para o correto funcionamento dos glóbulos vermelhos.

Já o cálcio é importante para manter os ossos e dentes fortes e o ómega-3 ajuda a promover o tecido saudável, o desenvolvimento cerebral e a saúde cardiovascular.

Diante disso, ao seguir uma dieta vegan é preciso tomar alguns cuidados para manter a ingestão recomendada destes nutrientes.

No caso do ferro, por exemplo, é preciso comer grandes quantidades de folhas verdes escuras, cereais integrais, feijão ou ervilha, lentilha, cereais enriquecidos e frutas secas.

Para aumentar a sua absorção, recomenda-se ingerir alimentos ricos em vitamina C, como repolho, tomate, brócolos, morango e limão.

Outra recomendação importante para quem quer seguir o veganismo sem prejudicar a saúde é realizar exames periódicos de sangue para determinar se há carência de algum nutriente em especial.

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11 COMENTÁRIOS

  1. Creio que quem não consome produtos animais está ciente de que é necessário comer de outra forma, de forma a manter-se saudável, é sabido que mesmo quem ingere carne tem falta de vitamina B12 esta carência não é só de veganos, Todos nós deviamos fazer exames periódicos ao sangue mesmo para despiste de outras doenças, como as cardiovasculares que estão associadas muitas vezes ao consumo excessivo de carne.
    Vitaminas , minerais e proteínas existem também nos vegetais. A razão pela qual cada vez há mais pessoas a deixarem de comer carne é porque os animais tem um sistema nervoso central, tal como nós sentem dor, deixo um exemplo muito simples, carne de vaca todos comem e ninguém diz “coitadinho”, mas carne de cavalo ” coitadinho era tão bonito”, o coelho “coitadinho era tão fofinho”, etc… fica questão porque gostamos de uns e matamos os outros? O princípio vegano é não fazer sofrer os animais, mesmo que os próprios tenham de sofrer as consequências. Fica a ideia, convivo com veganos que passam esta ideia e estão cientes daquilo que fazem e para mim isto é um voltar as origens, não vejo nada de negativo em comer vegetais desde que a pessoa se cuide.

    • Compreendo a parte de estar contra o sofrimento dos animais, mas isto é tudo menos voltar às origens. O ser humano é omnívoro. A nossa espécie evoluiu para incluir carne na dieta.

      • Aconselho as pessoas a se informarem melhor sobre a dieta do paleolítico para ver melhor o que é “voltar às origens”.
        Também entendo perfeitamente que não devemos provocar o sofrimento a animais, mas trata-se do nosso corpo, que precisa de se prover de nutrientes essenciais que só a dieta animal pode trazer…Infelizmente é assim. O que seria dos vegans sem a suplementação B12? Um problema, náo é?
        O que mais me dói é saber como os animais são tratados quando são criados em massa, para satisfazer as necessidades das pessoas, que comem carne todos os dias. Sou contra tudo isso, esse consumo desenfreado que só faz mal. Aconselho as pessoas a comprarem a pequenos produtores e preferirem a carne biológica de animais criados ao ar livre, que ao menos sabemos que eles conseguiram ter uma vida livre e feliz, sendo que os devemos honrar e agradecer sempre por se sacrficarem por nós e por nos servirem de alimento. Sempre muito respeito pelo animal.

        • Ju, eles não se sacrificam por nós, eles não têm escolha!

          Quanto ao sr. SLAZEV, somos tudo menos omnívoros… Nada, repito, nada na nossa fisionomia tem correspondência na natureza com os hominívoro mas sim com os herbívoros , desde a mandíbula ao aparelho digestivo… Essa treta do somos omnívoros serve apenas para que possas dormir em paz…

  2. Que titulo absurdo! parece que ser vegan é prejudicial, quando depois de ler o texto chega-se à simples conclusão que se pode ser vegan e apenas se tem de tomar alguns suplementos. Esta gente faz tudo para alarmar as pessoas e fazer vender com estes titulos absurdos.

    • Caro JR,
      Em que aspecto é que “PODE TRAZER RISCOS” é um título alarmista ou abusivo?
      Um título abusivo seria “Dieta vegan pode matar”, ou “Dieta vegan faz mal”.
      “Dieta vegan pode trazer riscos para a saúde” é um título absolutamente correcto e fiel ao conteúdo rigoroso do texto.
      Só não o considera quem, de forma enviesada, não o queira ver, ou não queira que os outros o vejam.
      E “esta gente” não aceita a intolerável pressão que é colocada sobre o seu trabalho, sempre que um facto não se coaduna com uma qualquer opinião.

  3. suplemento de vitamina B12 obtem-se nas ervanarias e farmácias. o chato é que esses comprimidos contêm Vitamina B12 QUE É OBTIDA A PARTIR DE CORAÇÂO DE BOI!!!!!!

    OU ACHAM QUE HÁ MILAGRES?

    • A ignorância leva a estes disparates. TODOS os mamíferos necessitam de vitamina B12, TODOS!!! Onde é que achas que os mamíferos herbiveros vão buscar a B12 se não comem carne? Milagre, dizes tu, ou comem coração de boi e não sabíamos? Infelizmente, devido a séculos a negar a nossa natureza herbívora , a evolução levou a que tenhamos perdido grande parte das funções de um órgão que juntamente com certas bactérias sintetizam a vitamina a partir de alimentos vegetais crus, função que ainda preservamos mas em valores residuais e insuficientes. Essa vitamina, embora de forma muito menos eficaz, é produzida a partir de certas leveduras. SIM HÁ MILAGRES… A grande maioria dos suplementos B12 que se encontram em enervarias e farmácias têm origem animal, mas não de coração de boi mas do leite e ovos.

  4. Basta comer ovos e lacticinios para não ter carência de vitamina B12. Tudo o resto é fornecido pelos vegetais. Não é necessário comer carne para nos mantermos saudáveis. Alias, o consume de carne está associado a diversas doenças graves. Está provado que os veganos e vegetarianos vivem mais tempo e são mais saudáveis.

  5. “DIETA VEGAN PODE TRAZER RISCOS PARA A SAÚDE”… Ok, de acordo, mas qual dieta é que não traz riscos para a saúde? O consumo de 400g diárias de carne já é considerado excessivo e quadruplica o risco de morte por cancro em comparação com um consumo moderado (200g), ou seja estamos a falar de menos de um bife. Podemos falar de diabetes, excesso de peso, problemas nos rins, coração, cancro do intestino, etc, etc… Dieta Vegan pode trazer riscos? Pode, claro que sim, mas em comparação com outro tipo de dietas é de todas a que tem a balança muito mais pendente para o lado dos benefícios em detrimento dos riscos. Isto para não falar de ética, obviamente…

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