Há uma dieta que ajuda a reduzir o risco de um aborto espontâneo

A pesquisa indica que uma dieta rica em peixe e cereais integrais melhora a eficácia dos tratamentos para a infertilidade.

Um estudo recente publicado na JAMA Network Open ldescobriu que uma dieta saudável para o coração pode diminuir o risco de aborto espontâneo em mulheres submetidas a tratamentos de infertilidade.

Os resultados apontam uma redução de 13-15% no risco de aborto para mulheres que seguem a dieta recomendada pela American Heart Association (AHA).

A infertilidade é um problema de saúde global que afeta entre 12% a 15% dos casais e tem uma tendência crescente. Fatores como poluição do ar e obesidade têm sido apontados como possíveis influências, mas até agora, pouco se sabia sobre o impacto de padrões alimentares na eficácia dos tratamentos de infertilidade.

O estudo observou uma amostra de 612 mulheres com idades entre 18 e 45 anos, submetidas a mais de 1500 ciclos de tratamentos de infertilidade como injeção intrauterina e fertilização in vitro. Ao analisar a dieta das mulheres e dos seus parceiros no período anterior aos tratamentos, os investigadores descobriram que as que seguiram mais de perto o padrão da AHA tinham menos probabilidade de sofrer um aborto, explica o SciTech Daily.

O padrão alimentar da AHA é rico em peixe, cereais integrais, ácidos graxos ômega-3 e ácido fólico. “É uma dieta variada, sem restrições a qualquer grupo alimentar, e a ingestão regular desses nutrientes está associada a um menor risco de aborto durante os ciclos de reprodução assistida”, afirma Albert Salas-Huetos, autor principal do estudo.

Embora outros padrões alimentares saudáveis tenham mostrado tendências semelhantes, a dieta vegetariana baseada em plantas foi uma exceção, possivelmente devido à ausência de alimentos como peixe e carne, que contêm vitamina B12 ou ômega-3.

O estudo representa um passo importante na compreensão do impacto da nutrição na infertilidade e sugere que escolhas alimentares podem desempenhar um papel crítico no sucesso dos tratamentos de infertilidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.