Na Alemanha, os óleos utilizados já poderiam ser misturados mas serão 100% do gasóleo do carro. Mas há um problema nesta novidade.
E se o óleo de cozinha usado, em vez de seguir para o contentor próprio do ecoponto, fosse para dentro do carro?
Não para sujar os bancos, mas sim para encher o depósito do combustível.
O Ministério do Ambiente da Alemanha anunciou nesta quarta-feira que isso vai ser possível.
Até aqui, os óleos alimentares usados já podiam ser misturados com o diesel habitual.
Mas agora o óleo foi aprovado como combustível puro, criando o denominado combustível diesel parafinado – que é feito, por exemplo, a partir de resíduos e óleos vegetais ou à base de gás natural.
As publicidades actuais a combustíveis diesel parafinados provenientes de fontes fósseis vão acabar.
A ideia, reforça o jornal Welt, é tornar o transporte rodoviário mais sustentável.
Os fabricantes de automóveis vão ser motivados para construir novos carros que sejam abastecidos com óleo de cozinha e para testar a compatibilidade deste novo método com carros mais antigos.
Mas há um problema: até que ponto os condutores podem abastecer com combustível feito apenas com óleo de cozinha.
A oferta é limitada, sobretudo porque os óleos de cozinha usados – por exemplo, provenientes da indústria da restauração – já estão a ser utilizados como aditivos nos transportes.
E a não há capacidade para aumentar a quantidade de óleo canalizado para combustíveis.