Diamante esconde no seu interior mineral nunca antes visto

Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, encontraram pela primeira vez perovskita no interior de um diamante, um mineral nunca visto à superfície.

Esta descoberta, levada a cabo por cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, permite identificar este mineral à base de cálcio e titânio, que nunca havia sido visto à superfície.

A descoberta de perovskita abre o caminho para se identificar o que acontece à crosta oceânica e ao manto terrestre. Além disso, esta descoberta permitiu aos cientistas criarem uma imagem teórica do mineral.

Com é o quarto mineral mais abundante do mundo, não é possível mantê-lo à superfície da Terra. “A única forma possível de preservar este mineral à superfície é quando está aprisionado num contentor sólido como um diamante”, explicou Graham Pearson, professor do departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas da Universidade de Alberta.

O professor Graham Pearson e os seus colegas publicaram a descoberta, esta quarta-feira, na revista Nature.

Segundo o Diário de Notícias, o diamante, onde foi encontrado este mineral, foi extraído da mina Cullinan, na África do Sul. Nesta mina são extraídas algumas das pedras mais valiosas do mundo.

Este exemplar destaca-se dos outros diamantes na medida em que, enquanto que os outros são formados a 150 a 200 quilómetros de profundidade, os cientistas indicam que este mineral terá sido formado a 700 quilómetros.

Além da descoberta de perovskita num diamante, nunca feita até então, este achado permite, segundo Pearson, perceber “claramente a reciclagem da crosta oceânica e do manto terrestre inferior”. “Proporciona uma prova fundamental do que acontece às placas oceânicas à medida que descem na profundidade da Terra.”

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • 700km de profundidade é onde são formados. Eles são recolhidos a uns 500m de profundidade, na mina Cullinan. Foi nesta mina que encontraram o maior diamante de sempre.

  1. O que me espanta não é a profundidade a que encontraram o mineral, mas sim a falta de profundidade das revisões da ZAP… Só na frase “Segundo o Diário de Notícias, o diamante onde foi encontrado este mal foi extraído na África do Sul, da minha Cullinan” passeiam-se impunemente dois erros graves que não me parecem provindos do Diário de Notícias! Pobre Língua!

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …