Diamante esconde no seu interior mineral nunca antes visto

Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, encontraram pela primeira vez perovskita no interior de um diamante, um mineral nunca visto à superfície.

Esta descoberta, levada a cabo por cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, permite identificar este mineral à base de cálcio e titânio, que nunca havia sido visto à superfície.

A descoberta de perovskita abre o caminho para se identificar o que acontece à crosta oceânica e ao manto terrestre. Além disso, esta descoberta permitiu aos cientistas criarem uma imagem teórica do mineral.

Com é o quarto mineral mais abundante do mundo, não é possível mantê-lo à superfície da Terra. “A única forma possível de preservar este mineral à superfície é quando está aprisionado num contentor sólido como um diamante”, explicou Graham Pearson, professor do departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas da Universidade de Alberta.

O professor Graham Pearson e os seus colegas publicaram a descoberta, esta quarta-feira, na revista Nature.

Segundo o Diário de Notícias, o diamante, onde foi encontrado este mineral, foi extraído da mina Cullinan, na África do Sul. Nesta mina são extraídas algumas das pedras mais valiosas do mundo.

Este exemplar destaca-se dos outros diamantes na medida em que, enquanto que os outros são formados a 150 a 200 quilómetros de profundidade, os cientistas indicam que este mineral terá sido formado a 700 quilómetros.

Além da descoberta de perovskita num diamante, nunca feita até então, este achado permite, segundo Pearson, perceber “claramente a reciclagem da crosta oceânica e do manto terrestre inferior”. “Proporciona uma prova fundamental do que acontece às placas oceânicas à medida que descem na profundidade da Terra.”

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • 700km de profundidade é onde são formados. Eles são recolhidos a uns 500m de profundidade, na mina Cullinan. Foi nesta mina que encontraram o maior diamante de sempre.

  1. O que me espanta não é a profundidade a que encontraram o mineral, mas sim a falta de profundidade das revisões da ZAP… Só na frase “Segundo o Diário de Notícias, o diamante onde foi encontrado este mal foi extraído na África do Sul, da minha Cullinan” passeiam-se impunemente dois erros graves que não me parecem provindos do Diário de Notícias! Pobre Língua!

RESPONDER

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …