Diamante comprado por 10 libras em feira de usados vale 350 mil em leilão

Steven Depolo / Flickr

-

Um anel de diamante comprado por dez libras, cerca de onze euros, vai a leilão em julho com a expectativa de ser arrematado por 350 mil libras, aproximadamente 400 mil euros.

A proprietária do anel de diamante acreditava que a pedra de “tamanho invulgar” era uma bijuteria de baixo valor quando a comprou numa feira de artigos usados, em Londres, nos anos 80, escreve a BBC.

Mas, na verdade, tratava-se de um diamante branco de 26 quilates do século XIX. Sem saber disso, a senhora usou o anel todos os dias nas últimas décadas.

A chefe do departamento de joias da casa de leilões Sotheby’s, Jessica Wyndham, disse que “o anel foi comprado como se fosse uma joia falsa”.

Ninguém pensava que era valioso. A proprietária tinha estado em algumas feiras de usados ao longo dos anos, mas não costumavam colecionar antiguidades ou diamantes. Foi um golpe de sorte, um achado incrível”, explica a responsável.

Wyndham diz que a mulher, que preferiu não ser identificada, presumiu que a pedra não era preciosa, porque estava ao lado de “um monte de porcarias” e, na altura, não brilhava como um diamante.

A responsável explica ainda que o estilo antiquado da lapidação do diamante “pode ter feito as pessoas pensar que não era uma joia de verdade”.

“Por causa do seu formato de almofada, a luz não é refletida com tanta intensidade como deveria em comparação com os estilos modernos. Foi trabalhado de forma a manter o seu formato natural e preservá-lo ao máximo em vez de torná-lo o mais brilhante possível”.

Depois de o ter usado durante 30 anos, a dona do anel e o marido levaram-no à casa de leilões porque um joalheiro lhes disse que podia ser valioso.

“Não tinham ideia do valor. A maioria de nós nem sequer consegue pensar na possibilidade de ter um diamante tão grande assim”.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.