Dia Mundial da Ciência: há mais de 70 ciências (algumas quase desconhecidas)

24 de Novembro é assinalado também em Portugal, com programas de apoio a cientistas que foram pais ou sem bolsas.

Como há dia mundial de quase tudo, também haveria certamente o Dia Mundial da Ciência.

Assinala-se hoje, 24 de Novembro, numa iniciativa promovida pela UNESCO, para destacar o papel da Ciência para o desenvolvimento humano, entre outros objectivos.

Portugal assinala a data com a apresentação de programas de apoio a cientistas que foram pais ou sem bolsas do Conselho Europeu de Investigação, após a passagem à fase final de candidaturas. O primeiro-ministro António Costa é um dos presentes.

O ZAP assinala a data com a lista de muitos dos ramos da Ciência. Uma lista sempre discutível porque nem todos concordam se esta ou aquela é uma ciência.

Diz-se que Ernest Rutherford disse que a Ciência resume-se a Física e a colecção de selos – e terá dito isto enquanto recebia o Prémio Nobel…da Química.

Com ou sem polémica, há mais de 70 ramos. E a lista que se segue, com ajuda da enciclopédia Knoow, nem vai estar completa. Ou pode ter palavras a mais? Depende da perspectiva.

Acreditamos que a maioria é conhecida por todos os leitores: Matemática, Física, Química, Meteorologia ou Ecologia (tão comentada por estes dias).

Não vamos explicar outras “básicas” como Antropologia, Arqueologia, Astrologia, Demografia, Geografia ou Psicologia.

Também dispensamos detalhes sobre Anatomia, Biologia, Botânica e Cosmologia.

Mas podemos, por exemplo, centra-nos na Carpologia, derivado da Botânica que estuda e trata dos frutos.

A Entomologia estuda insectos, a Escatologia analisa os fins últimos do homem e da humanidade, a Filologia estuda textos.

Ictiologia: sabe o que é? O nome não é parecido mas estuda os peixes. A Micetologia centra-se em fungos e cogumelos, enquanto a Polemologia estuda a génese e a evolução das guerras.

Já a Vexilologia centra-se no estudo das bandeiras e da simbologia das bandeiras.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.