/

Dezenas de múmias milenares encontradas junto da pirâmide mais antiga da História

3

Stanley Zimny / Flickr

Pirâmide de Djoser, no Egito

Arqueólogos polacos descobriram dezenas de múmias com 2.000 anos na região de Saqqara, a principal necrópole da cidade de Memphis no Antigo Egito.

A notícia é avançada pelo portal polaco The First News, que dá conta que os restos mortais foram encontrados durante escavações junto da Pirâmide de Djoser, construída no século 27 a.C, durante a terceira dinastia do faraó Djoser. De acordo com o portal polaco e os média internacionais, esta é a pirâmide mais antiga da História.

A equipa de cientistas analisou uma fossa que rodeia a área sagrada da pirâmide, que, por ser a mais antiga do mundo, terá servido de protótipo para as restantes pirâmides egípcias. Os corpos, destaca o portal, foram enterrados de forma simples.

De acordo com Kamil Kuraszkiewicz, que lidera os trabalhos na necrópole, “A maioria das múmias que descobrimos eram bastante modestas (…) [os corpos] só foram submetidos a procedimentos básicos de embalsamamento, sendo depois envolvidos em tiras de pano e colocados diretamente em buracos cavados na areia”.

Alguns dos corpos foram encontrados em caixões de madeira, não tendo por isso resistido ao passar do tempo. Num destes caixões, a equipa encontrou inscrições que imitam hieróglifos. “O artesão que pintou [o caixão] aparentemente não sabia ler e talvez tenha tentado reproduzir algo que já tinha visto antes”, explicou Kuraszkiewicz.

“Em todo caso, alguns dos personagens pintados não são sinais de escrita hieroglífica, e o todo não cria um texto inteligível”, esclareceu.

Quanto à fossa onde os corpos foram encontrados, o especialista acredita que a área poderá ter refletido as crenças dos antigos egípcios sobre a vida após a morte.

“Pode ser um modelo de estrada que o faraó teve que cruzar para alcançar a vida eterna, uma estrada com obstáculos como muros e passagens, talvez protegidas por criaturas perigosas”, concluiu o Kuraszkiewicz.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.