Em dezembro, apoios por isolamento dos filhos já superam o total do mês passado

O aumento do número de crianças em isolamento profilático fez disparar o número de pedidos à Segurança Social do subsídio de assistência aos filhos ou netos.

Segundo o jornal Público, só nos primeiros dias de dezembro – até esta quinta-feira, dia 9 -, a Segurança Social já atribuiu 13,7 mil subsídios de assistência aos filhos ou netos por isolamento profilático, número que já supera o total do mês passado (11,9 mil subsídios) ou de há dois meses (9,3 mil subsídios).

As estatísticas foram cedidas ao jornal pelo Ministério do Trabalho e, como se referem a pagamentos, haverá casos em que os apoios processados já neste mês ainda dirão respeito a pedidos feitos em novembro. De qualquer forma, é possível perceber que se regista um aumento do número de pedidos.

De acordo com o matutino, os 13,7 mil subsídios atribuídos desde o início de dezembro correspondem a pagamentos de 2,8 milhões de euros, um valor que é superior ao de todo o mês de novembro (2,3 milhões de euros) e de outubro (1,9 milhões).

Tal como recorda o Público, o subsídio de assistência aos filhos ou netos (disponível apenas quando se trata de crianças até aos 12 anos) existe para um trabalhador por conta de outrem que fica impedido de trabalhar, mesmo quando está em regime de teletrabalho.

O apoio dura 14 dias e corresponde à totalidade da remuneração de referência líquida para um pai ou mãe (só é de 65% se o trabalhador for um avô ou uma avó).

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), no início da semana (6 de dezembro), as autoridades de saúde registavam 378 surtos ativos em estabelecimentos de educação e ensino dos setores público e privado – escolas, ensino superior, creches e demais equipamentos sociais, com 3082 casos de covid-19 acumulados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.