Dez mil voluntários desistiram antes do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Wu Hong / EPA

Cerca de 10.000 dos 80.000 voluntários para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 desistiram, revelaram os organizadores, faltando apenas 50 dias para a cerimónia de abertura.

A ministra dos Jogos Olímpicos japonesa, Seiko Hashimoto, descartou um novo adiamento, sublinhando a um jornal local, citado na quinta-feira pelo Raw Story, que o cancelamento só aconteceria em circunstâncias catastróficas – caso a maioria das delegações não possam se deslocar ao Japão, por exemplo.

O Japão está a combater uma quarta onda de infecões por coronavírus, com Tóquio e várias outras cidades do país em estado de emergência, que deve durar até um mês antes do início dos Jogos. As pesquisas mostram que 80% dos japoneses deseja que os Jogos sejam adiados ou cancelados.

Na quarta-feira, o presidente dos Jogos, Toshiro Muto, disse à media local que cerca de 10.000 voluntários desistiram, em grande parte devido a preocupações com o coronavírus. Outros desistiram após o adiamento de um ano ou em protesto contra os comentários sexistas feitos pelo seu antecessor, que foi forçado a renunciar.

Muto disse que a redução de voluntários não afetaria a realização dos Jogos, visto que o evento foi reduzido. Hashimoto, por sua vez, reiterou que o evento será seguro para os participantes e para o público japonês.

O Japão registou até à data 13.000 mortes por covid-19. Cerca de 2,9% da população foi totalmente vacinada.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.