Dez distritos sob aviso vermelho devido ao mau tempo

Luís Forra/Lusa

Inundações na baixa de Faro, esta terça-feira, consequência da Tempestade Babet, em outubro

Este fim-de-semana, dez distritos de Portugal continental vão estar sob aviso vermelho, devido à previsão de agitação marítima, indicou o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Uma mulher de 29 anos caiu ao mar junto ao Cabo Raso e está desaparecida.

Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 18h de sábado e as 12h de domingo, devido à previsão de “ondas de noroeste com 7 a 9 metros, podendo atingir altura máxima de 15/16 metros”.

No domingo, Lisboa e Leiria vão estar sob aviso vermelho, entre as 00h e as 12h, devido à previsão de agitação marítima.

Também no domingo e pelo mesmo motivo, Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso vermelho, entre as 06h e as 12h.

Em Vila Real foi emitido, esta madrugada, o aviso laranja até às 09h.

Madeira também é afetada

O IPMA emitiu também aviso laranja para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima entre as 03h e 21h de domingo.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Desaparecimento no Cabo Raso

As buscas para encontrar a mulher de 29 anos que desapareceu na sexta-feira à noite ao largo do Cabo Raso, em Cascais, foram hoje retomadas, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Segundo a mesma fonte, a mulher terá sido arrastada por uma onda, quando caminhava junto ao Cabo.

O alerta para o incidente foi dado pelas 17h30, para a queda de duas pessoas ao mar, junto as falésias do Cabo Raso em Cascais, distrito de Lisboa.

Em comunicado, a AMN referiu que as duas pessoas se encontravam a caminhar junto ao Cabo Raso, tendo sido arrastadas por uma onda, “acabando a mulher por desaparecer no mar”.

“À chegada ao local constatou-se que o homem tinha conseguido chegar a terra pelos próprios meios, com a ajuda de populares, apresentando ferimentos ligeiros, tendo sido assistido pelos elementos dos Bombeiros Voluntários de Cascais e, posteriormente, transportado para uma unidade hospitalar pelo INEM”, detalhou a AMN.

As buscas pela mulher, de nacionalidade colombiana, foram iniciadas por mar, através da Estação Salva-vidas de Cascais, e por terra, pelos elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais e dos Bombeiros Voluntários de Cascais.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.