Pelo menos dez bombas da II Guerra Mundial escondidas em segredo sob Pompeia

Pelo menos dez bombas da II Guerra Mundial estarão sob as fundações de Pompeia, a antiga cidade romana a sul de Nápoles, em Itália, representando um “perigo devastador” para a região, escreve o jornal Il Fatto Quotidiano.

O diário italiano noticia que em agosto de 1943, durante a II Guerra Mundial, as forças aliadas largaram 165 bombas em Pompeia, a antiga cidade romana que ficou em cinzas depois da erupção do Vesúvio em 79 d.C.

Destas 165 bombas, escreve o Il Fatto Quotidiano citando documentos exclusivos do Arquivo Fotográfico Aéreo Nacional, 96 foram localizadas e desativadas, mas restam ainda bombas por detonar. “As outras bombas acabaram numa zona onde ainda não foram feitas escavações. Muitas das bombas foram desativadas ou já tinham explodido. Mas pelo menos 10 desses explosivos ainda estão [em Pompeia]”, pode ler-se.

A existência destas bombas subterrâneas em Pompeia era “um segredo inviolável até então”, afirmou o arqueólogo e professor da Universidade Suor Orsola Benincasa, em Nápoles, Antonio De Simone, que conhece bem as escavações levadas a cabo na área.

“Na minha experiência em Pompeia, encontrei bombas que não estavam indicadas no mapa, sob os nossos pés. Duas. Uma já tinha explodido, estava reduzida a fragmentos. A outra, infelizmente ainda não tinha explodido, estava completamente intacta“, descreveu Antonio De Simone em declarações ao jornal.

“É um risco”, acrescenta Antonio De Simone, dando conta que os especialistas conhecem o problema, mas sabem que este não é fácil de resolver”. As bombas não detonadas, contou o especialista , “estão em áreas do parque arqueológico ainda por escavar”, ao longo de 22 hectares. Tal como recorda o jornal espanhol ABC, o parque tem cerca de 66 hectares, 44 dos quais já foram escavados.

A direção do Parque Arqueológico já reagiu à notícia do Il Fatto, apontando que não há qualquer perigo para os turistas ou para as pessoas que trabalham na região. “Não há nenhum risco para profissionais que trabalham nas escavações ou para os turistas (…) O sítio tem elaborado regularmente um projeto de recuperação, que é levado a cabo por militares. A recuperação da área foi feita metro a metro”, explicou.

A antiga cidade romana foi sepultada sob uma camada espessa de cinzas vulcânicas, juntamente com a maioria dos seus habitantes que não conseguiram escapar de uma das maiores e mais mortíferas erupções vulcânicas da Europa. A erupção do Vesúvio em 79 d.C matou, segundo estimativas dos cientistas, mais 2000 pessoas.

Uma inscrição encontrada em outubro de 2018 sugeriu que Pompeia foi destruída depois do dia 17 de outubro de 79 d.C, apesar de a data tradicional apontar o dia 24 de agosto do mesmo ano. A cidade romana foi redescoberta no século XVI. As escavações começaram 200 anos depois da tragédia e continuam a decorrer nos dias de hoje.

Reconhecida como Património Mundial da UNESCO, Pompeia é uma das atrações turísticas mais procuradas em Itália, recebendo anualmente cerca de 2 500 000 visitantes.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bombas com 80 anos já estão fora de prazo, segundo afirmação do nosso Ministro da Defesa, em relação as armas de Tancos.
    Pode ser que o Papa no Vaticano possa fazer um milagre???

RESPONDER

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …