Deus está no meio da imensa Antártida (“refugiado” numa pequena ermida ortodoxa)

Jens Bludau / Wikimedia

Igreja da Santa Trindade, na Ilha de S. Jorge, na Antártida

Igreja da Santíssima Trindade, na Ilha de S. Jorge, na Antártida

Entre o denso nevoeiro que envolve a estação científica russa Bellingshausen, construída ainda na época da União Soviética, sobressai a ornamentada cúpula da ermida de Santíssima Trindade, a igreja ortodoxa mais austral do planeta.

No caloroso interior dourado da ermida, a música bizantina ressoa e é possível distinguir ícones religiosos da tradição ortodoxa. Através de uma pequena janela, observa-se o gélido manto de neve que durante todo ano cobre parte da Ilha do Rei Jorge, na Antártida.

O pequeno templo de madeira acinzentada foi construído em 2002, na região de Altai, de acordo com a tradição ortodoxa russa. Dois anos depois, foi desmontado e levado de barco até ao extremo sul do planeta, onde foi instalado ao lado da base científica de Bellingshausen.

Desde então, os sacerdotes do país revezam-se a viver durante alguns anos nesta planície desolada, para realizar missas e apoiar espiritualmente os cerca de 30 trabalhadores que vivem na estação científica.

Para Palladium, o actual padre local, viver no continente branco é um “privilégio” que o permitiu ouvir Deus de uma forma mais profunda e encontrar a “verdade pura”.

“A Antártida oferece-nos a oportunidade de conhecer melhor e de nos aproximarmos muito mais de Deus”, disse Palladium à Agência EFE.

Akulovz / Wikimedia

Vista da estação científica russa de Bellingshausen, na Antártida, a partir das ermida da Santa Trindade

Vista da estação científica russa de Bellingshausen, na Antártida, a partir das ermida da Santíssima Trindade

Palladium, o seu nome de sacerdócio, usa uma batina preta e ostenta uma grande barba. O padre fala devagar, com a cadência de um sábio vivido, mas move-se com a rapidez da sua própria idade, que não deve passar dos 35 anos.

Quando não está a celebrar as suas missas, o religioso veste um fato-macaco térmico e impermeável, e trabalha ao lado dos companheiros na dura tarefa de manter e reparar a base, numa região na qual, no inverno, a temperatura está abaixo dos -30ºC.

É o quarto ano de Palladium na base. “Aqui não há televisão, internet ou estereótipos. Só há espaço para o silêncio e a tranquilidade”, relatou o padre.

Para chegar ao templo, os moradores da estação precisam de subir por um inclinado caminho de pedras que conduz ao topo de uma pequena colina. Do alto, é possível ver grande parte da península Fildes, que abriga também as bases científicas do Chile e da China na região.

Para o visitante, entrar na pequena igreja é como transportar-se para um mundo que convida à introspecção, em que os cantos gregorianos se misturam com o aroma balsâmico e o fumo das velas.

“Após quatro anos, estou convencido de que a Antártida é um lugar muito especial, cuja passagem ressoa nos visitantes ao longo de toda a vida”, ponderou.

Na avaliação de Palladium, isso justifica o tempo nesta paisagem solitária, só habitada, além dos que vivem na estação, por alguns pinguins e grupos de leões marinhos.

“A igreja também serve como uma chamada ao coração. As pessoas que chegam à ilha querem conhecê-la, e isso é uma oportunidade para mostrar a religião ortodoxa ao mundo”, comentou o religioso.

O templo foi construído especificamente para resistir às extremas condições climáticas que castigam a região. A estrutura piramidal e algumas grandes correntes presas ao solo permitem que o tempo suporte a força dos ventos, que chegam a mais de 150 km/h.

No local já foram realizados dois casamentos. O primeiro, em 2010, foi entre um cientista russo da base e a esposa. Anos mais tarde, uma cientista russa e um chileno também resolveram escolher a pequena igreja para eternizar o seu amor.

Dos sete locais de culto espalhados pela Antártida, a Igreja de Santíssima Trindade é a única dedicada ao cristianismo ortodoxo russo.

A poucos metros dela, na base chilena, está a capela Santa Maria Rainha da Paz, um templo católico construído dentro de um grande contentor metálico.

“Acredito que neste lugar há uma energia muito especial, aqui não há lugar para hipocrisia. A Antártida é pura sinceridade. Por isso é que esta pequena igreja é tão poderosa”, conclui Palladium.

// EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É também na Antártida que estão escondidas bases militares super-secretas cheias de tecnologia extraterrestre e de antiquíssimas civilizações que habitaram o planeta e tudo isso será em breve revelado ao mundo. Pesquisem.

  2. “Santa Trindade”, nunca tal ouvira referir. O jornalista que não queira deturpar, teria de aplicar os mesmos termos que aplicam no contexto em que foram criados e usados: “Santíssima Trindade!” caro jornalista!

RESPONDER

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …