Deus está no meio da imensa Antártida (“refugiado” numa pequena ermida ortodoxa)

Jens Bludau / Wikimedia

Igreja da Santa Trindade, na Ilha de S. Jorge, na Antártida

Igreja da Santíssima Trindade, na Ilha de S. Jorge, na Antártida

Entre o denso nevoeiro que envolve a estação científica russa Bellingshausen, construída ainda na época da União Soviética, sobressai a ornamentada cúpula da ermida de Santíssima Trindade, a igreja ortodoxa mais austral do planeta.

No caloroso interior dourado da ermida, a música bizantina ressoa e é possível distinguir ícones religiosos da tradição ortodoxa. Através de uma pequena janela, observa-se o gélido manto de neve que durante todo ano cobre parte da Ilha do Rei Jorge, na Antártida.

O pequeno templo de madeira acinzentada foi construído em 2002, na região de Altai, de acordo com a tradição ortodoxa russa. Dois anos depois, foi desmontado e levado de barco até ao extremo sul do planeta, onde foi instalado ao lado da base científica de Bellingshausen.

Desde então, os sacerdotes do país revezam-se a viver durante alguns anos nesta planície desolada, para realizar missas e apoiar espiritualmente os cerca de 30 trabalhadores que vivem na estação científica.

Para Palladium, o actual padre local, viver no continente branco é um “privilégio” que o permitiu ouvir Deus de uma forma mais profunda e encontrar a “verdade pura”.

“A Antártida oferece-nos a oportunidade de conhecer melhor e de nos aproximarmos muito mais de Deus”, disse Palladium à Agência EFE.

Akulovz / Wikimedia

Vista da estação científica russa de Bellingshausen, na Antártida, a partir das ermida da Santa Trindade

Vista da estação científica russa de Bellingshausen, na Antártida, a partir das ermida da Santíssima Trindade

Palladium, o seu nome de sacerdócio, usa uma batina preta e ostenta uma grande barba. O padre fala devagar, com a cadência de um sábio vivido, mas move-se com a rapidez da sua própria idade, que não deve passar dos 35 anos.

Quando não está a celebrar as suas missas, o religioso veste um fato-macaco térmico e impermeável, e trabalha ao lado dos companheiros na dura tarefa de manter e reparar a base, numa região na qual, no inverno, a temperatura está abaixo dos -30ºC.

É o quarto ano de Palladium na base. “Aqui não há televisão, internet ou estereótipos. Só há espaço para o silêncio e a tranquilidade”, relatou o padre.

Para chegar ao templo, os moradores da estação precisam de subir por um inclinado caminho de pedras que conduz ao topo de uma pequena colina. Do alto, é possível ver grande parte da península Fildes, que abriga também as bases científicas do Chile e da China na região.

Para o visitante, entrar na pequena igreja é como transportar-se para um mundo que convida à introspecção, em que os cantos gregorianos se misturam com o aroma balsâmico e o fumo das velas.

“Após quatro anos, estou convencido de que a Antártida é um lugar muito especial, cuja passagem ressoa nos visitantes ao longo de toda a vida”, ponderou.

Na avaliação de Palladium, isso justifica o tempo nesta paisagem solitária, só habitada, além dos que vivem na estação, por alguns pinguins e grupos de leões marinhos.

“A igreja também serve como uma chamada ao coração. As pessoas que chegam à ilha querem conhecê-la, e isso é uma oportunidade para mostrar a religião ortodoxa ao mundo”, comentou o religioso.

O templo foi construído especificamente para resistir às extremas condições climáticas que castigam a região. A estrutura piramidal e algumas grandes correntes presas ao solo permitem que o tempo suporte a força dos ventos, que chegam a mais de 150 km/h.

No local já foram realizados dois casamentos. O primeiro, em 2010, foi entre um cientista russo da base e a esposa. Anos mais tarde, uma cientista russa e um chileno também resolveram escolher a pequena igreja para eternizar o seu amor.

Dos sete locais de culto espalhados pela Antártida, a Igreja de Santíssima Trindade é a única dedicada ao cristianismo ortodoxo russo.

A poucos metros dela, na base chilena, está a capela Santa Maria Rainha da Paz, um templo católico construído dentro de um grande contentor metálico.

“Acredito que neste lugar há uma energia muito especial, aqui não há lugar para hipocrisia. A Antártida é pura sinceridade. Por isso é que esta pequena igreja é tão poderosa”, conclui Palladium.

// EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É também na Antártida que estão escondidas bases militares super-secretas cheias de tecnologia extraterrestre e de antiquíssimas civilizações que habitaram o planeta e tudo isso será em breve revelado ao mundo. Pesquisem.

  2. “Santa Trindade”, nunca tal ouvira referir. O jornalista que não queira deturpar, teria de aplicar os mesmos termos que aplicam no contexto em que foram criados e usados: “Santíssima Trindade!” caro jornalista!

RESPONDER

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. "As eleições autárquicas contam pouco", ironiza Rui Rio

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …