Detidos corajosos seriam perdoados se estivessem dispostos a contrair gripe espanhola. Não correu como planeado

Tal como aconteceu com o SARS-CoV-2, houve uma corrida para aprender o máximo possível assim que a gripe espanhola eclodiu. Em Boston, médicos tomaram medidas que, hoje, seriam antiéticas e ilegais.

Ao contrário da covid-19, os jovens adultos eram a faixa etária mais castigada pela gripe espanhola. Numa tentativa de aprender mais sobre a doença, M.J. Rosenau e J.J. Keegan ofereceram aos detidos da prisão militar de Deer Island, em Boston, uma proposta arriscada.

Segundo o IFL Science, se os prisioneiros estivessem dispostos a serem deliberadamente infetados pelo vírus e sobrevivessem, seriam perdoados e libertados.

Alguns detidos seriam injetados com tecido pulmonar infetado de pacientes doentes ou falecidos, enquanto noutros seria colocado, no nariz e na garganta, muco retirado de pacientes em estado grave. Noutras fases da experiência, os cientistas injetariam sangue de doentes em prisioneiros saudáveis, para ver se se espalhava por microorganismos infecciosos no sangue.

Cerca de 300 detidos alinharam nesta aventura perigosa, desesperados por um perdão judicial. Destes voluntários, 62 foram selecionados para participar nos ensaios.

Mesmo depois de os pacientes infetados terem tossido no rosto e na boca de alguns prisioneiros, nenhum foi infetado. A única pessoa que contraiu a doença foi um médico envolvido nos ensaios, que morreu pouco depois de contrair o vírus.

A explicação provável é que os prisioneiros já haviam sido expostos à doença algumas semanas antes, tendo adquirido imunidade natural. Como acabaram por sobreviver, os voluntários receberam um perdão judicial e acabaram por ser libertados.

Estima-se que, durante a pandemia de gripe espanhola de 1918, tenham falecido entre 20 e 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …