Detido desertor russo que esteve 10 anos escondido numa floresta

2

Um desertor do exército da Rússia, que se escondeu durante mais de 10 anos numa floresta da península de Kamchatka, no extremo oriental da Rússia, foi detido pela polícia, anunciaram hoje as autoridades locais.

O homem, de 30 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi recrutado em 2003 e tinha já realizado o primeiro dos dois anos de serviço quando desertou, segundo a polícia.

“Ele viveu em Kamchatka, a maior parte do tempo escondido na floresta. Fazia pequenos trabalhos e não tentou entrar em contacto com a família”, declarou num comunicado a delegação regional do Ministério do Interior.

O desertor é originário de Taganrog, no sudoeste da Rússia. Segundo o comunicado, as tentativas de o encontrar foram suspensas depois de a família ter identificado o cadáver de um homem como sendo o seu alguns meses após o desaparecimento.

No bosque, o homem construiu uma pequena casa, com materiais de construção recuperados na periferia de Petropavlovsk-Kamtchatski, a capital regional.

Para sobreviver trabalhava em quintas ou recolhia sucata.

De acordo com a lei russa, os soldados culpados de deserção arriscam até sete anos de prisão, embora a presidente da organização Comité das Mães de Soldados Russos, Valentina Melnikova, duvide que aquele desertor seja condenado.

“Houve muitos casos de deserção no extremo oriental nos últimos tempos. Alguns esconderam-se durante anos em caves, mas eles fazem um exame psiquiátrico e são deixados em liberdade“, disse à agência France Presse.

/Lusa

2 Comments

  1. E a propaganda básica anti Rússia começa. Não se fala da Turquia financiar o estado Islâmico, não se fala da NATO acatar sempre ordens unilaterais dos Estados Unidos da América, não se fala de existir uma imensa industria e pensamentos nos Estados Unidos que tem o lema de criar uma guerra na Europa para assim os Estados Unidos saírem de uma crise nunca vista, algo como o que aconteceu na reconstrução da Europa depois da 2º guerra mundial que fez enriquecer os EUA para uns dos países mais ricos do mundo. A Rússia é aqui ao lado e é normal que as relações comerciais Europa/Rússia sejam naturais, mais dia menos dia, tal facto é uma ameaça aos EUA que não tem relações privilegiadas com os países da América do Sul, e têm dois oceanos que os separam da Europa, Ásia, e África, a Europa e Rússia estão geograficamente bem mais favorecidas, esse facto ameaça os EUA em todas as vertentes, já para não falar que a China, a fábrica do mundo hoje em dia ter fronteiras imensas com a Rússia e a Rússia com a Europa…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.