Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um das quatro luas principais de de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA).

“Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio, fósforo e enxofre) e fontes de energia – dois dos três requisitos para a vida – podem ser encontrados em todo o Sistema Solar. Mas o terceiro [requisito], a existência de água líquida, é difícil de encontrar fora da Terra”, explicou Lucas Paganini, o cientista que liderou a investigação.

“Embora os cientistas ainda não tenham detetado água líquida diretamente, descobrimos a segunda melhor coisa: água na forma de vapor“, acrescentou, citado em comunicado.

A descoberta resultou de observações levadas a cabo durante 17 noites, entre 2016 e 2017, através do Observatório Keck, localizado no Havai.

Os resultados foram recentemente publicados na revista científica Nature Astronomy.

Os cientistas frisaram que a quantidade de água que sai deste satélite natural – 2,360 quilogramas por segundo – daria para encher uma piscina olímpica em poucos minutos.

“Para mim, o interessante deste trabalho não é apenas a primeira deteção direta de água acima da Europa, mas também a falta dela dentro dos limites do nosso método de deteção”, apontou Lucas Paganini.

Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a deteção deste vapor ajudará os cientistas a melhor entender o “funcionamento interno” deste satélite natural.

Além disso, as evidências agora encontradas apoiam a teoria que sustenta que a Europa possuiu um oceano de água líquido – “possivelmente duas vezes maior que o a Terra” – sob uma espessa camada de gelo.

Existem duas outras hipóteses que poderiam explicar a existência de vapor de água neste corpo espacial: a existência de reservatórios de água derretida sob o gelo e a extração de moléculas de água devido ao efeito da radiação de Júpiter.

ZAP // NASA

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …

Conselheiro de Trump criou perito fictício para discutir a China (e até o cita nos livros)

O principal conselheiro em política comercial da Casa Branca criou uma personagem fictícia, com um pseudónimo, para lançar discussões sobre o conflito comercial sino-norte-americano. De acordo com o jornal norte-americano New York Times, que avançou a …

Ataque a base militar no Níger faz mais de 70 mortos

Pelo menos 73 soldados nigerinos morreram num ataque a uma base militar em Inates, perto da fronteira com o Mali, na noite de terça-feira. De acordo com os números do exército do Níger, pelo menos …

Nem vegans, nem vegetarianos. É a dieta flexitariana que está a ganhar terreno em Portugal

Cerca de 9% da população portuguesa adoptou uma alimentação veggie, apostando no consumo de vegetais. Mas a nova tendência não são nem os vegetarianos que excluem a carne e o peixe da sua alimentação, nem …

Caretos de Podence elevados a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Os Caretos de Podence foram declarados, esta quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em …

"Avó nazi" que negou Holocausto vai cumprir pena até ao fim

Um tribunal alemão decidiu esta quarta-feira que uma escritora e ativista neonazi de 91 anos, que cumpre uma sentença de dois anos por negar o Holocausto, não será libertada antes do fim da pena. Ursula Haverbeck …

Diplomacia entre Rússia e Alemanha agravada por morte de tchetcheno em Berlim

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergey Lavrov convocou esta quinta-feira o embaixador da Alemanha na Rússia, Geza Andreas von Gyr, para lhe comunicar que os "dois colaboradores da embaixada alemã tinham sido declarados 'persona …

Salvini investigado por uso abusivo de aviões oficiais

O ex-vice-primeiro-ministro e líder da extrema-direita em Itália, Matteo Salvini, está a ser investigado por possível uso abusivo de aviões e helicópteros da polícia e dos bombeiros quando era ministro do Interior, noticiou esta quinta-feira …