Está explicado porque o famoso sorriso da Mona Lisa parece triste

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

A tristeza no sorriso da italiana Lisa Gherardini, a protagonista da famosa obra de arte de Leonardo da Vinci, pode ser explicada pela historia da sua vida pessoal.

Segundo o The Independent, o novo livro “Mona Lisa: The People and The Painting“, ou “Mona Lisa: As pessoas e a pintura“, em português, explica porque Lisa Gherardini, como se chamava na vida real a jovem retratada na pintura, tem uma expressão tão triste.

Os autores Martin Kemp e Giuseppe Pallanti foram atrás do passado da italiana e perceberam que a enigmática jovem viveu uma história familiar obscura.

De acordo com o jornal britânico, a dupla de autores explica que Gherardini tinha apenas 15 anos quando se viu obrigada a casar com Francesco del Giocondo, um comerciante rico de Florença que estava ligado a negócios sujos e que, inclusivamente, sacrificou a honra da italiana para garantir a sua posição na sociedade.

Kemp e Pallanti contam que o marido de “Mona Lisa” comprava escravas provenientes do norte de África que, depois de convertidas ao cristianismo, trabalhavam na residência dos Giocondo em Florença. No entanto, o grande número de mulheres sugere que nem todas podiam ficar nessa propriedade, pelo que Giocondo ganhava dinheiro a vendê-las.

Outro escândalo revelado pelo livro é que dois homens pertencentes à influente família dos Medici quiseram “tentar a honra” de Gherardini mas que esta sempre rejeitou todas as suas intenções. No entanto, o marido, com medo de ver em perigo os seus negócios e influência na cidade italiana, deu o seu apoio aos dois homens.

Depois deste incidente, apesar de ambos lhe assegurarem amizade, nas suas costas gozavam com Giocondo por ter dado tão grande demonstração de fraqueza. Lisa  passou os últimos anos num convento e morreu na obscuridade em julho de 1542.

A obra de arte inacabada de Da Vinci só a tornou famosa séculos depois. O famoso retrato encontra-se no Louvre, em Paris, museu que recebe milhões de visitantes de todo o mundo por ano, muitos com o único objetivo de a “ver pessoalmente”.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …