Nova descoberta pode levar a uma dessalinização mais barata e eficiente

Remover o sal da água do mar para a tornar potável implica uma série de desafios científicos, incluindo otimizar a membrana usada no processo de dessalinização.

De acordo com o Science Alert, uma equipa de cientistas encontrou uma forma de tornar essas membranas 30% a 40% mais eficientes em termos de energia necessária para filtrar a água. A chave está na densidade das membranas numa escala nanoscópica.

No novo estudo, publicado a 1 de janeiro na revista Science, os investigadores mostram como manter a densidade das membranas consistente é mais importante do que a espessura da própria membrana.

Isto pode melhorar o processo de separação conhecido como osmose inversa, em que os minerais são capturados e removidos por uma membrana através do uso de pressão.

A investigação foi motivada pela observação de que membranas mais espessas costumam ser melhores no trabalho de dessalinização, o que é contra-intuitivo, considerando que há mais material por onde a água tem de passar.

Segundo o mesmo site, o que o seu modelo revelou foi que as inconsistências e as chamadas zonas mortas da membrana desempenham um papel mais importante do que a espessura. Ao fazer com que a densidade das membranas esteja uniformemente distribuída, mais água pode ser limpa com menos energia, sugerem os cientistas.

A produção de água potável é vital não apenas para a saúde pública, mas também para a agricultura e a produção de energia. Biliões de litros de água são limpos todos os anos, pelo que melhorias na eficiência de 30% a 40% podem fazer uma grande diferença.

Em 2018, uma equipa de investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, alertou para uma diminuição das reservas de água potável do nosso planeta, com o que preveem que possa ocorrer uma escassez à escala global deste recurso crítico.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “membranas mais espessas costumam ser melhores no trabalho de dessalinização, o que é contra-intuitivo, considerando que há mais material por onde a água tem de passar”.

    Como assim contra-intuitivo?. Imagine o filtro do cigarro mais pequeno. Seria mais eficaz ou menos do que um filtro normal?.
    É obvio que quanto mais espesso melhor.

  2. Relativamente ao comentário do Sr. Pedro Nuno.
    Não sou especialista na área da notícia, nem tenho acesso ao artigo (https://science.sciencemag.org/content/371/6524/72). Mas, em ciência, a eficiência do trabalho realizado é normalmente uma razão entre a realização de um objetivo de referência e a quantidade de energia necessária para o realizar. Logo, a utilização de filtros mais espessos num trabalho que visa um determinado nível de dessalinização, irá determinar – em princípio – um maior dispêndio de energia. Ou, visto na perspetiva inversa, um filtro mais espesso sujeito à mesma quantidade de energia por unidade de tempo, tenderá, intuitivamente, a gerar menos água dessalinizada (sendo consequentemente menos eficiente). Da mesma forma, o facto de aumentar a espessura ou densidade (e não o comprimento) de um filtro de cigarro, irá apenas obrigar a um maior esforço de aspiração (por parte do fumador) sem que isso determine necessariamente uma melhor resultado de filtragem.

    • E fazemos o quê? Bombear água salgada em cima das árvores?

      Não sei se ainda não percebeu mas este processo de dessalinização faz sentido porque irá chover menos no futuro. Por muiras árvores que tenha, sem chuva, o que fazem elas a não ser secarem?

      Nesta história toda há palhaços mas não são oa cientistas…

    • “Mas que palhaços” é sempre uma boa maneira de começar uma resposta. Mas uma alternativa pode ser por exemplo esta:
      “Ó minha besta!”
      Que tal?

RESPONDER

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …