/

Deslizamento de terras em Lisboa obriga à saída de 27 pessoas de três edifícios

Tiago Petinga / Lusa

-

Um deslizamento de terras na Rua Damasceno Monteiro, em Lisboa, provocou hoje danos em três edifícios de habitação e levou à retirada de 27 pessoas.

“O deslizamento ocorreu na parte de trás de três edifícios de habitação na Rua Damasceno Monteiro. Na sequência do incidente, uma pessoa sofreu ferimentos ligeiros e dois prédios sofreram danos estruturais”, disse à Lusa uma fonte dos Sapadores de Bombeiros.

De acordo com a mesma fonte, o deslizamento afetou três prédios (do número 106 ao 108), tendo dois deles (o 106 e o 108) sofrido danos estruturais.

“Na sequência do incidente, tivemos um ferido ligeiro, que não necessitou de deslocação ao hospital”, disse.

Segundo vários moradores, entre os quais Helena Santana, a única que aceitou ser identificada, há algum tempo que os moradores alertam para o problema, tendo verificado também rachas no muro, que veem das suas janelas das traseiras.

As autoridades estão a fazer uma “análise técnica” aos edifícios, para verificar se há condições para o regresso dos moradores às casas, disse o vereador da Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, perto das 09:00, Carlos Castro adiantou que a Proteção Civil municipal e o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa estão a fazer essa análise aos edifícios da Rua Damasceno Monteiro.

“Estamos a aguardar pela análise mais técnica em termos de edificado para ver se há condições ou não de as pessoas voltarem aos edifícios”, disse à Lusa o vereador.

De acordo com o responsável, o alerta foi dado às 05:37 e quando as autoridades chegaram deram conta de um deslizamento de terras e da consequente queda de um muro.

No local, estão três viaturas dos Sapadores de Bombeiros, uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), elementos da proteção civil e da polícia municipal.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.