Designers do IKEA utilizam IA para criar um sofá. As suas costas vão agradecer-lhe

O IKEA desenvolveu uma potencial solução para as dores e incómodos das mudanças, recorrendo à Inteligência Artificial (IA).

Os designers do IKEA, com a ajuda da IA, criaram um sofá que pode ser embalado num envelope.

Segundo a Insider, a equipa de design da empresa — Space10 — concebeu aquele que deverá ser o sofá mais fácil de transportar de sempre.

O sofá intitulado “Couch in an Envelope” pode ser dobrado para caber num envelope.

Space10

A Space10 utilizou a Inteligência Artificial para conceber um sofá mais adaptável à vida moderna, que permita a mudança fácil de casa, que seja mais fácil de reciclar ou de doar e modular.

“O sofá quase não mudou ao longo dos séculos”, de acordo com um vídeo incluído nas linhas gerais do projeto, que explica o conceito. “Atualmente, o arquétipo do sofá tornou-se pesado, insustentável e rígido”.

Em parceria com o estúdio de design Panter&Tourron, a empresa solicitou à IA que concebesse um “sofá feito para uma vida nómada” e uma peça de mobiliário “sustentável” e “leve“.

Já foi criado um protótipo físico. O sofá é feito com uma estrutura de alumínio, que o torna mais leve e reciclável. Os tecidos utilizados para o corpo e as almofadas do sofá são feitos de celulose e espuma de micélio — ambos biodegradáveis.

Não é preciso qualquer tipo de ferramentas para a montagem. Foi apresentada uma planta do sofá, com três peças principais para o corpo — uma base, que serve de núcleo da estrutura e duas “asas”, bem como quatro pernas mais pequenas.

As “asas” funcionam como os braços do sofá, são dobráveis e podem ser fixadas à base de diferentes formas. A natureza modular da unidade permite pelo menos 30 construções diferentes.

Space10

“Este é um projeto de design especulativo e, portanto, não é algo que o IKEA vá vender”, disse um porta-voz da Space10.

O protótipo do “Couch in an Envelope” está em exibição na última exposição da Space 10: Design na era da IA.

Teresa Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.