Designer do McLaren F1 cria camião de contraplacado tipo IKEA

(dr) Gordon Murray

Global Vehicle Trust OX, por Gordon Murray

Global Vehicle Trust OX, por Gordon Murray

O famoso designer industrial Gordon Murray foi responsável pelo design de inúmeros automóveis de F1 e também do icónico McLaren F1, mas agora aposta num conceito bem diferente de super-carro: um camião de contraplacado que é enviado de forma compactada – muito ao estilo dos móveis do IKEA.

Depois de ter criado carros que foram apreciados por milhões mas que poucas pessoas tinham o prazer de conduzir, Gordon Murray tem-se dedicado a criar veículos que possam fazer uma diferença efectiva na vida de milhões de pessoas. E este Global Vehicle Trust OX pretende ser um deles.

O Ox foi concebido com o objectivo de ser simples e económico, sem esquecer também o custo de o fazer chegar aos locais mais remotos.

Por isso mesmo este camião todo-terreno, concebido para circular em todo o tipo de estradas e trilhos, conta apenas com painéis de contraplacado planos, que permitem que o camião possa ser enviado de forma “compactada”.

Um único contentor de 40 pés pode transportar 6 destes camiões, sendo que tradicionalmente nem conseguiria transportar um único camião convencional.

Apesar da sua aparência simples, o Ox foi concebido para circular em todo o tipo de trilhos e caminhos de terra em mau estado.

Embora idealmente devesse contar com tracção 4×4, a necessidade de manter a simplicidade mecânico e peso reduzido obrigou a que se mantivesse a tracção num só eixo – mas testes em alguns percursos todo-terreno mostraram que o Ox conseguiu passar em locais onde veículos 4×4 “de marcas conhecidas” ficaram atolados.

O Ox consegue transportar até 1900kg de carga, cerca do dobro da maioria das pick-ups equivalentes, e atravessar água com profundidade de 75 cm (ou até mais de 1m, se se mantiver o motor a trabalhar).

Criado para dar resposta às necessidades dos países em desenvolvimento, é muito provável que o OX venha a ter uso em muitos países desenvolvidos.

Até porque não há oportunidade mais acessível de ter uma viatura concebida pelo génio que desenhou o McLaren F1.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …