Designer cria vestido que defende quem o usa

Anouk Wipprecht / Facebook

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Um vestido-aranha ataca quem se dirigir de forma demasiado agressiva a quem o veste. Uma ideia da artista holandesa Anouk Wipprecht, que vem trabalhando na ideia de “Tecnologia Usável”.

A designer de moda Anouk Wipprecht criou um vestido inspirado na forma e nas características das aranhas que defende a mulher que o veste. Composto por um elegante corpete estruturado com base numa técnica de sintetização a laser e impresso em 3D, esta peculiar vestimenta está apetrechada com sensores de movimento e de respiração ligados a um processador central. Estas ligações permitem accionar os mecanismos de defesa do robô aracnídeo perante eventuais ameaças externas.

Se a portadora do vestido for abordada de forma súbita e/ou agressiva, as pernas da aranha assumem uma posição defensiva, fruto dos 20 sensores de proximidade e dos bio-sinais sem fios que o compõem. A conexão a uma plataforma Intel Edison permite ao sistema analisar o comportamento das pessoas à volta da portadora do vestido num raio de sete metros e, simultaneamente, avaliar o grau de stress de quem o usa.

“Aproximando-se de quem o veste demasiado agressivamente, os membros mecânicos movem-se para uma posição de ataque. Aproximando-se do sistema em circunstâncias calmas, o vestido pode simplesmente acenar-lhe no sentido de se chegar com suavidade, com gestos sugestivos”, explica Anouk Wipprecht em entrevista ao site Motherboard.

O vestido-aranha levou cinco meses a “costurar” e vai ser exibido pela primeira vez em Las Vegas, no Consumer  Electronics Show, a 6 de Janeiro próximo. Mas a artista já divulgou um vídeo promocional de antecipação. Ora veja…

O vestido-aranha “sabe quando se está focado ou distraído”, explica ainda Anouk Wipprecht ao Motherboard. “Sabe quando o teu ritmo cardíaco ou o nível de stress aumentam e, com uma câmara, grava quando a tua actividade cerebral é superior para fornecer uma espécie de mapa do dia do teu humor ou da atenção”, acrescenta esta designer de moda que já trabalhou com figuras como os Black Eyed Peas ou para eventos como o SuperBowl e o Festival da Eurovisão.

Do portfólio de Anouk Wipprecht fazem ainda parte um vestido que lança fumo quando alguém se aproxima demasiado de quem o veste e outro que se torna transparente à medida que o ritmo do bater de coração de quem o usa aumenta.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.