Designer cria vestido que defende quem o usa

Anouk Wipprecht / Facebook

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Um vestido-aranha ataca quem se dirigir de forma demasiado agressiva a quem o veste. Uma ideia da artista holandesa Anouk Wipprecht, que vem trabalhando na ideia de “Tecnologia Usável”.

A designer de moda Anouk Wipprecht criou um vestido inspirado na forma e nas características das aranhas que defende a mulher que o veste. Composto por um elegante corpete estruturado com base numa técnica de sintetização a laser e impresso em 3D, esta peculiar vestimenta está apetrechada com sensores de movimento e de respiração ligados a um processador central. Estas ligações permitem accionar os mecanismos de defesa do robô aracnídeo perante eventuais ameaças externas.

Se a portadora do vestido for abordada de forma súbita e/ou agressiva, as pernas da aranha assumem uma posição defensiva, fruto dos 20 sensores de proximidade e dos bio-sinais sem fios que o compõem. A conexão a uma plataforma Intel Edison permite ao sistema analisar o comportamento das pessoas à volta da portadora do vestido num raio de sete metros e, simultaneamente, avaliar o grau de stress de quem o usa.

“Aproximando-se de quem o veste demasiado agressivamente, os membros mecânicos movem-se para uma posição de ataque. Aproximando-se do sistema em circunstâncias calmas, o vestido pode simplesmente acenar-lhe no sentido de se chegar com suavidade, com gestos sugestivos”, explica Anouk Wipprecht em entrevista ao site Motherboard.

O vestido-aranha levou cinco meses a “costurar” e vai ser exibido pela primeira vez em Las Vegas, no Consumer  Electronics Show, a 6 de Janeiro próximo. Mas a artista já divulgou um vídeo promocional de antecipação. Ora veja…

O vestido-aranha “sabe quando se está focado ou distraído”, explica ainda Anouk Wipprecht ao Motherboard. “Sabe quando o teu ritmo cardíaco ou o nível de stress aumentam e, com uma câmara, grava quando a tua actividade cerebral é superior para fornecer uma espécie de mapa do dia do teu humor ou da atenção”, acrescenta esta designer de moda que já trabalhou com figuras como os Black Eyed Peas ou para eventos como o SuperBowl e o Festival da Eurovisão.

Do portfólio de Anouk Wipprecht fazem ainda parte um vestido que lança fumo quando alguém se aproxima demasiado de quem o veste e outro que se torna transparente à medida que o ritmo do bater de coração de quem o usa aumenta.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting vs Boavista | Leão ruge pela margem mínima

Sporting não vacilou na luta pelos primeiros lugares da Liga NOS e venceu o Boavista em casa por 1-0. Num jogo nem sempre bem disputado, mas de praticamente sentido único, faltou algum poder de fogo aos …

Tribunal reacende polémica da selfie do macaco Naruto

Um Tribunal de Apelação, nos Estados Unidos, acaba de reacender a polémica do processo da selfie do macaco Naruto. O órgão garante que ainda irá julgar uma decisão final sobre o assunto, mesmo que já tenha havido …

A pessoa mais velha do mundo morreu aos 117 anos

A mulher mais velha do mundo morreu este sábado à noite, no Sul do Japão, com 117 anos de idade. De acordo com a Associated Press (AP), Nabi Tajima, aquela que era considerada a pessoa mais …

Correntes oceânicas intensas podem ser criadas por insetos ridiculamente pequenos

Uma investigação recente concluiu que pequenos organismos marinhos podem desempenhar um papel significativo nas correntes oceânicas. Cientistas demonstraram agora que algumas das menores criaturas do oceano podem ter um impacto descomunal nas ondas do oceano, com …

Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória. Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos - a …

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …