Designer cria vestido que defende quem o usa

Anouk Wipprecht / Facebook

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Um vestido-aranha ataca quem se dirigir de forma demasiado agressiva a quem o veste. Uma ideia da artista holandesa Anouk Wipprecht, que vem trabalhando na ideia de “Tecnologia Usável”.

A designer de moda Anouk Wipprecht criou um vestido inspirado na forma e nas características das aranhas que defende a mulher que o veste. Composto por um elegante corpete estruturado com base numa técnica de sintetização a laser e impresso em 3D, esta peculiar vestimenta está apetrechada com sensores de movimento e de respiração ligados a um processador central. Estas ligações permitem accionar os mecanismos de defesa do robô aracnídeo perante eventuais ameaças externas.

Se a portadora do vestido for abordada de forma súbita e/ou agressiva, as pernas da aranha assumem uma posição defensiva, fruto dos 20 sensores de proximidade e dos bio-sinais sem fios que o compõem. A conexão a uma plataforma Intel Edison permite ao sistema analisar o comportamento das pessoas à volta da portadora do vestido num raio de sete metros e, simultaneamente, avaliar o grau de stress de quem o usa.

“Aproximando-se de quem o veste demasiado agressivamente, os membros mecânicos movem-se para uma posição de ataque. Aproximando-se do sistema em circunstâncias calmas, o vestido pode simplesmente acenar-lhe no sentido de se chegar com suavidade, com gestos sugestivos”, explica Anouk Wipprecht em entrevista ao site Motherboard.

O vestido-aranha levou cinco meses a “costurar” e vai ser exibido pela primeira vez em Las Vegas, no Consumer  Electronics Show, a 6 de Janeiro próximo. Mas a artista já divulgou um vídeo promocional de antecipação. Ora veja…

O vestido-aranha “sabe quando se está focado ou distraído”, explica ainda Anouk Wipprecht ao Motherboard. “Sabe quando o teu ritmo cardíaco ou o nível de stress aumentam e, com uma câmara, grava quando a tua actividade cerebral é superior para fornecer uma espécie de mapa do dia do teu humor ou da atenção”, acrescenta esta designer de moda que já trabalhou com figuras como os Black Eyed Peas ou para eventos como o SuperBowl e o Festival da Eurovisão.

Do portfólio de Anouk Wipprecht fazem ainda parte um vestido que lança fumo quando alguém se aproxima demasiado de quem o veste e outro que se torna transparente à medida que o ritmo do bater de coração de quem o usa aumenta.

SV, ZAP

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …