Designer cria vestido que defende quem o usa

Anouk Wipprecht / Facebook

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Um vestido-aranha ataca quem se dirigir de forma demasiado agressiva a quem o veste. Uma ideia da artista holandesa Anouk Wipprecht, que vem trabalhando na ideia de “Tecnologia Usável”.

A designer de moda Anouk Wipprecht criou um vestido inspirado na forma e nas características das aranhas que defende a mulher que o veste. Composto por um elegante corpete estruturado com base numa técnica de sintetização a laser e impresso em 3D, esta peculiar vestimenta está apetrechada com sensores de movimento e de respiração ligados a um processador central. Estas ligações permitem accionar os mecanismos de defesa do robô aracnídeo perante eventuais ameaças externas.

Se a portadora do vestido for abordada de forma súbita e/ou agressiva, as pernas da aranha assumem uma posição defensiva, fruto dos 20 sensores de proximidade e dos bio-sinais sem fios que o compõem. A conexão a uma plataforma Intel Edison permite ao sistema analisar o comportamento das pessoas à volta da portadora do vestido num raio de sete metros e, simultaneamente, avaliar o grau de stress de quem o usa.

“Aproximando-se de quem o veste demasiado agressivamente, os membros mecânicos movem-se para uma posição de ataque. Aproximando-se do sistema em circunstâncias calmas, o vestido pode simplesmente acenar-lhe no sentido de se chegar com suavidade, com gestos sugestivos”, explica Anouk Wipprecht em entrevista ao site Motherboard.

O vestido-aranha levou cinco meses a “costurar” e vai ser exibido pela primeira vez em Las Vegas, no Consumer  Electronics Show, a 6 de Janeiro próximo. Mas a artista já divulgou um vídeo promocional de antecipação. Ora veja…

O vestido-aranha “sabe quando se está focado ou distraído”, explica ainda Anouk Wipprecht ao Motherboard. “Sabe quando o teu ritmo cardíaco ou o nível de stress aumentam e, com uma câmara, grava quando a tua actividade cerebral é superior para fornecer uma espécie de mapa do dia do teu humor ou da atenção”, acrescenta esta designer de moda que já trabalhou com figuras como os Black Eyed Peas ou para eventos como o SuperBowl e o Festival da Eurovisão.

Do portfólio de Anouk Wipprecht fazem ainda parte um vestido que lança fumo quando alguém se aproxima demasiado de quem o veste e outro que se torna transparente à medida que o ritmo do bater de coração de quem o usa aumenta.

SV, ZAP

RESPONDER

O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme - e chorou

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção. No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, …

Escândalo de fuga de informação confidencial provoca crise no Governo sueco

O primeiro-ministro da Suécia, o social-democrata Stefan Löfven, anunciou esta quinta-feira que os ministros do Interior, Anders Ygeman, e Infraestruturas, Anna Johhansson, vão deixar o Executivo após o escândalo provocado no país pela fuga de …

Rússia terá usado perfis falsos no Facebook para espiar campanha de Macron

A Agência Reuters noticia que agentes secretos russos tentaram espiar a campanha de Macron, para as eleições francesas. Como? Criando perfis falsos para se fazerem "amigos" de membros da campanha. Agentes ligados aos Serviços Secretos russos …

Cientistas chineses desenvolvem possível inibidor do vírus Zika

Uma equipa de investigadores chineses desenvolveu um possível inibidor do vírus Zika baseado em moléculas, que foi testado em ratos e poderá ajudar a combater a propagação do vírus entre seres humanos. Segundo o jornal Shanghai …

Fundador da Amazon ultrapassou Bill Gates e é o novo homem mais rico do mundo

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, tornou-se nesta quinta-feira pela primeira vez no homem mais rico do planeta, com uma fortuna que supera 90 mil milhões de dólares. De acordo com a revista "Forbes", que …

Augusto Inácio esteve retido nas instalações do Zamalek e teve que recorrer à embaixada poortuguesa

O treinador português esteve impedido de sair das instalações do Zamalek, no Egito, por seguranças do clube, tendo sido obrigado a pedir auxílio à representação portuguesa no Cairo - que interveio prontamente. No final, ficou …

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao stress

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao stress, revela um estudo feito em cobaias pelo Centro Nacional para a Pesquisa Científica da França (CNRS) e publicado nesta terça-feira na revista “Molecular Psychiatry“. Contrariando a ideia popular que …

Índia: Criança de dez anos pede para abortar

O Supremo Tribunal indiano aceitou estudar o caso de uma criança de 10 anos, grávida de 26 semanas, cujos pais pediram autorização para fazer um aborto fora do prazo legal. Vários médicos vão examinar a …

Criança inglesa desaparecida na Praia da Luz foi encontrada

Uma criança de nacionalidade inglesa esteve desaparecida desde o início da tarde desta quinta-feira na praia da Luz, em Lagos, Algarve, estando as autoridades policiais a efetuar buscas sobre o seu paradeiro, disse à Lusa …

Nova tecnologia permite extrair energia cinética aos veículos e transformá-la em energia elétrica

Uma equipa que envolve especialistas do Porto, de Lisboa e de Coimbra está a desenvolver uma tecnologia para ser aplicada na superfície de pavimentos rodoviários, que permite extrair energia cinética aos veículos e transformá-la em …