Designer cria vestido que defende quem o usa

Anouk Wipprecht / Facebook

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Spider Dress, o vestido-aranha de Anouk Wipprecht

Um vestido-aranha ataca quem se dirigir de forma demasiado agressiva a quem o veste. Uma ideia da artista holandesa Anouk Wipprecht, que vem trabalhando na ideia de “Tecnologia Usável”.

A designer de moda Anouk Wipprecht criou um vestido inspirado na forma e nas características das aranhas que defende a mulher que o veste. Composto por um elegante corpete estruturado com base numa técnica de sintetização a laser e impresso em 3D, esta peculiar vestimenta está apetrechada com sensores de movimento e de respiração ligados a um processador central. Estas ligações permitem accionar os mecanismos de defesa do robô aracnídeo perante eventuais ameaças externas.

Se a portadora do vestido for abordada de forma súbita e/ou agressiva, as pernas da aranha assumem uma posição defensiva, fruto dos 20 sensores de proximidade e dos bio-sinais sem fios que o compõem. A conexão a uma plataforma Intel Edison permite ao sistema analisar o comportamento das pessoas à volta da portadora do vestido num raio de sete metros e, simultaneamente, avaliar o grau de stress de quem o usa.

“Aproximando-se de quem o veste demasiado agressivamente, os membros mecânicos movem-se para uma posição de ataque. Aproximando-se do sistema em circunstâncias calmas, o vestido pode simplesmente acenar-lhe no sentido de se chegar com suavidade, com gestos sugestivos”, explica Anouk Wipprecht em entrevista ao site Motherboard.

O vestido-aranha levou cinco meses a “costurar” e vai ser exibido pela primeira vez em Las Vegas, no Consumer  Electronics Show, a 6 de Janeiro próximo. Mas a artista já divulgou um vídeo promocional de antecipação. Ora veja…

O vestido-aranha “sabe quando se está focado ou distraído”, explica ainda Anouk Wipprecht ao Motherboard. “Sabe quando o teu ritmo cardíaco ou o nível de stress aumentam e, com uma câmara, grava quando a tua actividade cerebral é superior para fornecer uma espécie de mapa do dia do teu humor ou da atenção”, acrescenta esta designer de moda que já trabalhou com figuras como os Black Eyed Peas ou para eventos como o SuperBowl e o Festival da Eurovisão.

Do portfólio de Anouk Wipprecht fazem ainda parte um vestido que lança fumo quando alguém se aproxima demasiado de quem o veste e outro que se torna transparente à medida que o ritmo do bater de coração de quem o usa aumenta.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da IPSS "O Sonho" constituído arguido

O presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ‘O Sonho’, em Setúbal, foi constituído arguido e ouvido esta sexta-feira na Polícia Judiciária de Setúbal, disse à agência Lusa o diretor daquela polícia, Vítor Paiva. Segundo …

Cirurgiões retiram o "maior tumor cerebral de sempre"

No passado dia 14 de fevereiro, cirurgiões indianos conseguiram remover o maior tumor cerebral de sempre. Santlal Pal, de 31 anos, vivia desde 2015 com um tumor de 1,8 quilos. Santlal Pal viu nos últimos anos …

Tripulantes da Ryanair marcam greve para 29 de março, 1 e 4 de abril

Os tripulantes de cabine da Ryanair exigem o cumprimento da legislação laboral e afirmam que a situação laboral na empresa é "insustentável". Os tripulantes de cabine da Ryanair anunciaram hoje que vão estar em greve nos …

Governador do Missouri detido por chantagear uma mulher

O governador do Estado do Missouri foi detido esta quinta-feira sob acusação de ter chantageado uma mulher com quem manteve um relacionamento extraconjugal em 2015. Eric Greitens foi libertado sem fiança, esta sexta-feira. Eric Greitens foi …

PJ de Setúbal faz buscas na IPSS "O Sonho"

A Polícia Judiciária está a realizar buscas à instituição particular de solidariedade social (IPSS) "O Sonho", em Setúbal, por suspeitas dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio e peculato. "As buscas, …

À luz das regras europeias, despedimento coletivo pode abranger grávidas

Segundo o Tribunal de Justiça, as grávidas podem ser despedidas em caso de despedimento coletivo. Em Portugal, a entidade patronal deve comprovar que a demissão não está relacionada com a gravidez. O Tribunal de Justiça da …

Sindicatos falam em adesão de 68% à greve dos CTT

Os sindicatos afetos aos CTT afirmam que estão cerca de duas mil pessoas na manifestação contra a atual situação dos Correios, enquanto a polícia aponta para 1.500, disseram à Lusa os responsáveis no local. Os trabalhadores …

Adalberto Campos Fernandes

Concurso de médicos recém-especialistas publicado na próxima semana

O despacho com a abertura do concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais, reclamado há meses por estes profissionais, será publicado na próxima semana, anunciou hoje o ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes fez …

Benfica e Jorge Jesus chegam a acordo

O atual treinador do Sporting confirmou ter chegado a acordo com o Benfica, no processo em que os encarnados pediam 14 milhões de euros de indemnização na sequência da saída do técnico da Luz. "Quem chegou …

"Uma vergonha" diz a Ordem sobre decreto que permite aos engenheiros assinar projetos

O projeto de lei que permite aos engenheiros assinar projetos de arquitetura, aprovado esta quinta-feira no parlamento, é "um retrocesso e uma vergonha" para o vice-presidente da Ordem dos Arquitetos, Daniel Fortuna do Couto. Daniel Fortuna …