/

Oásis egípcio escondia túmulos da era romana

Ministério das Antiguidades do Egito

Pinturas funerárias encontradas num dos túmulos

Dois túmulos da época romana foram encontrados no complexo arqueológico de Beir Al-Shaghala, no oásis egípcio de Dakhla, anunciou esta terça-feira o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri.

Construídos com diferentes estilos arquitetónicos e paredes pintadas com cenas funerárias em cores brilhantes, os túmulos encontrados continham restos de corpos humanos, bem como fragmentos de peças em cerâmica, segundo revelou na sua página do Facebook o Ministério de Antiguidades do Egito.

De acordo com Waziri, um dos locais encontrados tem uma escadaria que conduz a uma espécie de altar construído com calcário que, por sua vez, leva a uma entrada principal que, por fim, conduz à sala onde o túmulo estava guardado. Esta sala tem 5,40 metros de comprimento, 2,50 de largura e 3,70 de altura e possui um teto abobado que está, na sua grande maioria, deteriorado.

O segundo local encontrado está localizado a leste do primeiro, é feito de tijolos e consiste numa sala transversal com duas câmara. Segundo o Ministério, este espaço mantém as fundações de um santuário funerário com um altar de tijolos de barro e uma chaminé. Havia ainda uma mesa de arenito em frente à porta que levava à câmara mortuária que era utilizada para fazer sacrifícios 

Este segundo local leva a outro túmulo abobadada, no qual uma das suas paredes tem uma inscrição que representa o processo de embalsamamento.

O Egito tem vindo a publicitar as novas descobertas na esperança de reanimar o setor do turismo, que ainda está a recuperar da turbulência ocorrida após a revolta de 2011 que derrubou o ditador de longa data Hosni Mubarak.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.