//

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

2

NASA

Iceberg à deriva no Mar de Amundsen, na Antártida

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. “Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado”, disse a especialista na semana passada.

A glacióloga e cientista climática Megan Thompson-Munson quer desmistificar a imagem popular que as pessoas têm dos icebergues. Apesar de 90% de um icebergue estar submerso, eles não flutuam exatamente da mesma maneira que vemos nas fotografias.

“Embora seja verdade que apenas 10% flutua na superfície da água, a orientação ‘clássica’ é instável“, explicou Thompson-Munson, numa publicação no Twitter. “Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado”, explicou no tweet, onde incorporou também um desenho de um icebergue mais realista.

Inspirado pela glacióloga, o cientista da computação Joshua Tauberer criou um site – o Iceberger – onde qualquer pessoa pode desenhar um icebergue e ver se flutuaria na água caso fosse real. Este serviço permite avaliar o comportamento da massa de gelo de acordo com as leis da física, explica o Russia Today.

Thompson-Munson agradeceu a iniciativa de Tauberer. Num tweet, publicado na passada segunda-feira, a glacióloga partilhou um print screen de um icebergue, que ela mesma desenhou, com o formato “Thanks!” (“Obrigado”).

Liliana Malainho, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Bem ……esculpi un cubo de gelo que acrescentei ao meu whisky, bem observei o gelo virar em todas as posições mas continuou a flutuar sem problema. Acabei de retirar o gelo………não gosto de whisky com gelo !

  2. …é mais curioso do que possa parecer, e apesar de só ter 2 dimensões é como a batata-frita é impossível comer só uma, vão dar por vocês a desenhar icebergues muito pouco ortodoxos durante uns longos 2 ou 3 minutos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.