Os descontos falsos do Aldi

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huettenhoelscher / depositphotos

Loja Aldi Süd em Nuremberga

Supermercado anunciava “redução choque dos preços” – e tinha acabado de aumentar os mesmos preços. E não, não foi na Black Friday.

O Aldi, mais concretamente, o Aldi Süd, apresentou descontos falsos aos seus clientes.

De acordo com o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), o supermercado alemão – neste caso o “ramo” que tem lojas no sul da Alemanha – violou a legislação comunitária em matéria de defesa do consumidor.

Em causa, explica o Euronews, estão descontos anunciados pelo Aldi Süd que na verdade não eram preços mais baixos do que antes.

Ou seja: os alemães anunciaram descontos para produtos de mercearia – mas, poucos dias antes, tinham aumentado o preço dos mesmos produtos.

E depois anunciavam uma “redução choque do preço” nos seus prospectos habituais.

O TJUE lembra que os comerciantes estão “impedidos de induzir o consumidor em erro, aumentando o preço cobrado antes de anunciar uma redução de preço, apresentando dessa forma falsas reduções de preço.

Esses descontos – se forem reais – devem ser determinados “com base no preço mais baixo praticado pelo comerciante durante um período não inferior a 30 dias antes da aplicação da redução de preço”, continua o tribunal.

Este foi o veredicto a um processo instaurado por uma organização de consumidores de Baden-Württemberg, na Alemanha.

Os consumidores repararam que o Aldi Süd anunciava descontos de 23% nas bananas. Desconfiaram, foram investigar e reparam que, nas letras pequenas, era visível que o preço não era mais baixo do que estava ao longo do mês passado.

É essa falha que viola as leis comunitárias sobre indicações de preços e práticas comerciais.

O Aldi Süd ainda não reagiu, esclarece o Euronews.

ZAP //

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3 Comments

  1. Mas não é só o Aldi; são todos. Tirem os preços numa semana e depois vejam as promoções dos produtos na seguinte…
    O Continente foi flagrante as fraldas Dodot xxl passaram de um dia sem promoção 31,99€, para no dia seguinte com promoção a 34,99€ que se mantem até hoje, onde está o desconto? São todos trafulhas para baixarem 10 aumentam 20.

  2. Pois.
    A culpa é do comprador.
    As empresas precisam de vender. E só vende quem anuncia descontos.
    Se as pessoas em geral fizessem como eu, não haviam nem estes problemas nem a invasão informativa dos panfletos de desconto.
    Eu só compro o que preciso. E usualmente só compro quando preciso. Nunca compro uma coisa, nem que custe 1 euro porque está com desconto.
    Na verdade custa-me um pouco a entender a necessidade de comprar pelo desconto. Raramente se compara o preço.
    Além disso eu nunca compro no A ou no B. Eu compro o produto X onde tiver permanentemente o melhor racio qualidade/preço.
    Enquanto as pessoas se mantiverem deslumbradas com os desconto, este problema nunca vai deixar de existir.

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  3. O Continente manipula/ ilude de forma legal, põe preço recomendado mais alto e o deles mais baixo o que no final não deixa de ser um preço normal.

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